O envelhecimento causa inquietação em nossas almas, o ser humano passou por várias evoluções e adaptações ao longo de sua existência, mas a ideia da finitude ainda nos apavora. Ao completar 78 anos de idade no dia de ontem, vejo o quão grandioso é o privilégio de viver. Comemorar anos de vida não é somente um mero rito de passagem de tempo, mas sim uma oportunidade única de sermos gratos por esta dádiva divina.

Ora, quem não deseja envelhecer, aguarda a antecipação da morte, portanto celebre todas as fases da sua caminhada.

Toda celebração nos faz refletir sobre nossos legados e sinto-me feliz em saber que faço a diferença na vida das pessoas com minhas recomendações de qualidade de vida, recebo muitos carinhos dos meus leitores que dispõe de seu tempo para aprender e buscar mudar seu estilo de vida para melhor viver. Portanto, compartilho hoje com vocês como podemos ter uma vida mais saudável e prazerosa.

Em primeiro lugar você deve priorizar sua saúde, realize atividades físicas pelo menos três vezes por semana, movimentar-se é a forma mais eficaz de promover a longevidade, alimente-se bem com mais frutas e legumes e menos condimentos industrializados e beba no mínimo 2 litros de água ao longo do dia. Outro fator importantíssimo para o nosso bem-estar é a fuga do estresse, hoje um dos grandes causadores de doenças.

Cuide da sua saúde mental, estimule seu cérebro com leituras diárias de qualquer espécie, jornal, revistas, livros, poemas, medite, ore, busque tranquilidade e paz de espírito mesmo nas situações de dificuldade. Cultive suas amizades, a boa convivência com sua família e amigos é uma grande aliada doequilíbrio emocional. Evite os vícios e procure outras formas de relaxar que não cause dano a sua integridade física.

Esteja conectado as novas tecnologias, mas não seja escravo destes meios, use o celular com moderação e aproveite mais a vida como ela é ao vivo. Busque viver sua sexualidade em qualquer idade com segurança e respeito ao seu corpo. Permita-se viver com paixão, viaje, ame, compartilhe, perdoe, sorria, chore, desabafe e seja feliz com o que possui.

Portanto, sonhe e transforme suas metas em realidade, a vida é passageira e só levamos o amor e nada mais.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui