A felicidade é como uma gota de orvalho numa pétala de rosa, pode evaporar rapidamente, cair com o vento balançando o ramo ou ser sugada por um beija flor.

Há quatros substâncias químicos presentes em nosso corpo que liberam a sensação de felicidade, são elas: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

Cada uma destas substâncias funciona de uma maneira fugaz, não ficam ativadas o tempo todo, mas desempenham um papel importante para manter uma mente relaxada e saudável. A ausência destas substâncias no cérebro pode desencadear doenças como depressão, um transtorno mental que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nãopodemos imaginar que devamos permanecer sempre no estado de alegria e até de euforia. As situações de tristezas são importantes para lidarmos com os processos de frustração, mas também é algo passageiro, quando a melancolia se instala, também por desregulação de hormônios como cortisol, estrogênio e\testosterona, entramos em um processo crônico de tristeza sem fim. Caso você perceba que há um desequilíbrio de emoções, busque ajuda psicológica ou psiquiátrica.

Quando esperamos o início do ano chegar, somos invadidos por sentimentos de esperanças, gratidão e às vezes tristezas, sabemos que nossos, comportamentos, alimentação e exercícios físicos nos ajudam a liberar os hormônios da felicidade, por isso recomendo a todos a busca por esta caminhada na qualidade de vida, todos os dias seja grato e regue seu’ cérebro com pensamentos positivos, cobre-se menos, fuja do estresse, evite comidas açucaradas e gordurosas, seja mais pacífico, tome o sol da manhã e supere as perdas e tristeza na vida.

Desejo especialmente que este Ano Novo renove nossas esperanças por um país melhor, que nossos políticos realmente governem para que a justiça seja feita de forma igualitária, restabelecendo nossa economia, que todos vivam dias melhores com saúde, paz, prosperidade, com respeito aos semelhantes, sem discriminação e que possamos aumentar nossa expectativa de vida amando ao próximo como a nós mesmos.

Que a felicidade possa ser mais longeva que nossa tristeza.

Um 2019 maravilhoso a todos!

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui