O título do artigo parece meio óbvio. Sabemos da importância da água para o nosso organismo, mas infelizmente não tomar água adequadamente ainda é uma, triste realidade. Muitas pessoas esquecem de tomar água ou pior, dizem não gostar de ingerir este líquido tão precioso para nossas funções vitais. Beber água é uma questão de hábito, não precisamos seguir a risca e engolir 2 litros de água de uma vez só, aliás, o cálculo depende de uma série.de fatores que dependem do nosso peso corporal, clima, metabolismo, nível de atividades físicas, doenças e dietas.

Recomenda-se a ingestão de no mínimo 30 ml de água por cada quilo de peso corporal.

Exemplo, um indivíduo que pese 70 kg deve tomar cerca de 2,100 ml de água ao longo dodla.

Acontece que só bebemos água quando sentimos sede, este fator já demonstra sinal de desidratação, por isso é necessário beber pequenas doses durante o dia. A água é essencial para o bom funcionamento doorganismo e representa cerca de 60% a 70% do peso total do ser humano. No prazo de 24 horas a água é eliminada do organismo através da urina, fezes, transpiração e por outros órgãos importantes.

Na terceira idade a situação é mais delicada, pois no processo de envelhecimento nosso corpo perde naturalmente mais de30% da água intracelular, facilitando assim o processo de desidratação, quanto mais idoso, mais desidratado ficamos. Além disso, o paladar também sofre alteração e geralmente há o gosto amargo na boca dificultando ainda mais a ingestão de líquidos. Busque alternativas para que o idoso tome pequenas porções de água desde ao levantar até o anoitecer.

A falta de água em nosso organismo pode causar fraqueza, tontura, fadiga e se prolongada pode levar a finitude, inúmeros são os benefícios que recebemos ao beber água adequadamente, vejamos, a água regula nossa temperatura corporal, auxilia na eliminação das toxinas do corpo, estimula a vilosidade intestinal, portanto uma ótima aliada contra a constipação, previne cãibras, auxilia na absorção dos nutrientes, traz saciedade e ajuda no emagrecimento, controla nossa pressão sanguínea, evita pedranos rins e aumenta nossa resistência física.

Restrições de quantidade de água são aplicadas somente aos pacientes que sofrem de doenças cardiovasculares ou de insuficiências renais, estes devem ser acompanhados com medicações específicas e redução de líquidos para não sobrecarregar os órgãos.

Atletas de alto rendimento também necessitam de acompanhamento e ingestão maior de líquidos.

Sobre beber água em jejum recomendo um ritual diário tomando no mínimo 3 coposde água natural de 200ml a cada 10 minutos antes do café da manhã, ou seja, durante 30 minutos beba 600 ml de água em jejum.

Este processo ajudará na constipação intestinal, aumenta a produção das células do sangue e dos músculos, expulsa as toxinas retidas no corpo, hidrata os órgãos e dá disposição para iniciar o dia. Com tudo isto sua saúde ficará cada dia melhor, ajudando a prolongar sua vida com multa qualidade. Cuidem-se!

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Euler Ribeiro
*Amazonense de Itacoatiara. Médico, MD. PhD em Geriatria e Gerontologia. Ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal pelo Estado do Amazonas. Fundador e atual Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

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