O sono é essencial para o funcionamento saudável do nosso organismo, ele atua na renovação das células aumentando nossa imunidade e protegendo nosso cérebro, porém em tempos de incertezas nossas noites de sono têm sido atormentadas pelos nossos medose angústias e isto afeta diretamente nossa saúde.

Adormecer é um reflexo neurológico na dependência da sazonalidade do aparecimento e o desaparecimento da luz no firmamento. A medida que a noite vai chegando é liberadoo impulso neuro visual informando a uma glândula (PINEAL) localizada no cérebro para estimular o hormônio chamado Melatonina. Esta substância na circulação cerebral começa a mandar mensagem para todosos órgãos: pede para o coração diminuir um pouco os seus batimentos, para o pulmão diminuir a frequência respiratória, para os rins retardar a filtração, para os músculos relaxarem, e na contramão manda sinal para o fígado para neutralizar as toxinas geradas durante o dia.

Após a melatonina ser metabolizada no fígado, segue para ser filtrada norim e logo em seguida é eliminada na urina por isso acordamos com a vontade de ir ao banheiro. Eum ciclo perfeito da nossa natureza humana!

Vale lembrar que durante a infância o sono é fundamental para liberação do hormônio do crescimento, por isto recomendamos às crianças de 10 a 12 horas de noites bemdormidas. O número ideal de horas a serem dormidas depende da etapa de vida, conforme a idade aumenta, a necessidade de sono diminui.

Recém-nascidos devem dormir de 14 a 17 horas, crianças até trezes anos a recomendação é de 9 a 11 horas, adolescentes de 8 a 10 horas, adultos de 7 a 9 horas e a partir de 65 anos de idade cai para 7 a 8 horas.

Muitas pessoas estão relatando o aumento de sonhos, pesadelos e até insônia durante este período de isolamento, Vejamos. Cientistas ainda estudam desvendar o mistério por trás dos sonhos, o que sabemos por enquanto é que o nosso subconsciente de certa forma dramatiza através dos sonhoso que vemos e o que sentimos, há estudos que falamsobre consolidação das nossas memórias, simulação dos medos e desejos, mas nenhum deles mostra os sonhos como efeito negativo para nossa saúde, ao contrário da insônia. A insônia que é a dificuldade em iniciar o sono ou mantê-lo continuamente compromete nossa saúde mentale física.

Dormir pouco causa irritabilidade, fadigas, diminuição dos reflexos, problemas mentais, ganho de peso, aumento os riscos de doenças cardiovasculares e pode até acelerar o processo do envelhecimento.

Hávários fatores que podem desencadear a insônia, para quadros crônicos é necessário acompanhamento médico para avaliar o melhor tratamento adequado. Para aqueles queestão sendo atingidos pela primeira vez durante esta fase de calamidades da pandemia, o ideal é tentar resgatar sua rotina de sono, evite dormir muito tarde, crie uma rotina de sono nos mesmos horários para levantar e dormir, não fique na cama assistindo tvou vendo celular, alimente-se no máximo 2 horas antes de deitar, evite alimentos pesados, adote um ritual de relaxamento como leituras ou meditação, invista em um ambiente sem claridade e livre de barulhos, por fim evite ler demasiadamente notícias trágicas durante todo o dia. Como uma boa disciplina aos poucos você vai recuperando o sono saudável. Cuidem-se!

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Euler Ribeiro
*Amazonense de Itacoatiara. Médico, MD. PhD em Geriatria e Gerontologia. Ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal pelo Estado do Amazonas. Fundador e atual Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

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