A maioria dos homens não dá atenção para a saúde como deveria! Esta falta de cuidado é responsável pela maior prevalência de mortalidade da população masculina. Sabemos que ao longo do tempo nascem mais indivíduos do sexo masculino, mas no primeiro ano de vida morrem mais homens e ao longo dos anos a taxa de mortalidade aumenta devido à displicência em cuidar da própria vida.

Além da falta de cuidado, outro fator genético os coloca em desvantagem. Pesquisas apontam que as células responsáveis pela manutenção do sistema imunológico decaem mais rapidamente nos homens do que nas mulheres à medida que envelhecemos. Neste contexto, a expectativa de vida do homem perde 7 anos em relação às mulheres.

As patologias que mais atingem os homens ao redor do mundo são: problemas cardiovasculares como infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, arritmias, obesidade, diabetes, câncer de próstata, cirrose e outros tantos problemas, como o fígado e doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Os principais fatores de risco, além da predisposição genética, são aqueles resultantes de vários maus hábitos como alto consumo de açúcares e gorduras saturadas, baixo consumo de frutas, legumes e verduras, tabagismo, alcoolismo, sedendatrismo e a falta de exercícios físicos.

Não fique triste, existe uma saída! Neste início do mês de novembro que intitulamos de “novembro azul”, convidamos todos os homens a terem, consciência da importância do cuidado à saúde, a qual vai além do exame do câncer de próstata. Vocês também podem ter uma vida mais saudável se adotarem hábitios de prevenção de saúde.

O primeiro conselho é a mudança de vida. Nunca é tarde para adquirir bons hábitos, então mude agora. Evite o tabagismo e o alcoolismo, procure ajuda para combater estes vícios. O sedentarisnmo é outro fator primordial, mas lembre-se de fazer antes uma avaliação para iniciar atividades físicas, a caminhada lenta de 30 minutos por dia já faz uma grande diferença. E, por último e não menos importante, cuide da sua alimentação, evite o excesso de sal, açúcar, trigo, gorduras saturadas e beba diariamente nunca menos que dois litros de água.

Agora que você já sabe como se prevenir dos principais males que ameaçam a sua saúde, está na hora de agir e também de informar seus familiares, colegas e amigos, por isso não deixe de compartilhar estes novos ensinamentos e viva mais e melhor!

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui