Muitos desconhecem este processo natural da perda de massa muscular característico da idade tardia. A Sarcopenia (em grego significa “pobreza de carne”) é um processo próprio do envelhecimento e tem sido grande motivo de preocupação Médica, pois apesar de aumentarmos a expectativa de vida, diminuímos as atividades físicas gerando assim as consequências da perda da massa muscular com quedas e falta de equilíbrios nos idosos.

Cerca de um terço da massa muscular perde-se a partir dos 40 anos e a tendência só piora com o avanço da idade, pois nosso corpo ainda está se adaptando para os processos da evolução e longevidade.

Com isto, ainda não temos como evitar este tipo de enfraquecimento dos músculos que infelizmente é um dos motivos de dependência na terceira idade comprometendo atividades básicas da vida diária como subir escadas, levantar da cadeira sem ajuda ou simplesmente andar.

Uma notícia boa é que podemos evitar esse tipo de desgaste mudando nosso estilo de vida. A Sarcopenia atinge a todos e ocorre num processo lento, mas nosso sedentarismo piora a condição e somente o investimento em uma alimentação balanceada com proteínas e à prática regular de exercícios físicos pode prevenir o declínio e permitir uma, velhice com.um corpo maisrobusto e saudável.

Alerto aos que buscam solução medicamentosa contra a perda muscular, inclusive tomando suplementação inadequada em academias sem orientação médica. Devemos sim buscar nossa qualidade de vida, mas é necessário um acompanhamento com profissional capacitado para orientar a melhor atividade física para cada indivíduo sem sobrecarregar o organismo.

A Sarcopenia não está somente relacionada como o envelhecimento. Algumas doenças como o câncer, processos infecciosos traumatismo ou doenças incapacitantes por longas datas podemlevar também a perda da massa muscular. Nestes casos é importantíssimo papel dofisioterapeuta para restabelecer os exercícios musculares.

Recomendo também buscar ajuda profissional para manter uma dieta equilibrada com proteínas, frutas e legumes através de um plano alimentar ideal para seu corpo. Evitem dietas milagrosas, o segredo é o equilíbrio sempre.

Portanto, vença esse obstáculo da preguiça e comece hoje mesmo o processo do envelhecimento saudável, iniciando antes dos 40 anos você terá uma espécie de poupança em sua conta da saúde.

Compartilhar
Euler Ribeiro
*Amazonense de Itacoatiara. Médico, MD. PhD em Geriatria e Gerontologia. Ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal pelo Estado do Amazonas. Fundador e atual Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui