Manaus, 28 de março de 2024

Sarampo. O que é, como se prevenir e meios de tratamento

sarampo
sarampo

Compartilhe nas redes:

O Sarampo é uma doença infectocontagiosa e se transmite por secreções da via respiratória. Após o período de incumbação, que é de aproximadamente 14 dias, aparecem os sintomas como febre alta, tosse persistente, mal-estar geral, coriza, irritação ocular e manchas avermelhadas na face, que se propagam por todo o corpo. Pode se agravar para complicações mais sérias, como infecções que produzem a pneumonia, meningite e encefalite e levar à morte principalmente em crianças e idosos.

A transmissão ocorre por dispersão de partículas virais no ar ou pelo contato direto com as secreções nasais e orais eliminadas por pessoas infectadas, que se espalham pela tosse e o espirro que permanecem no ar por várias horas. Tais partículas são ricas em vírus do Sarampo, daí o risco de contaminações em ambientes fechados como salas de aula, cinemas, entre outros locais de grande concentração de pessoas.

Um simples espirro ou tosse pode contaminar aquele que não esteja protegido pela vacinação. Todas as pessoas que não receberam a vacina do Sarampo são suscetíveis ao poder infectante do vírus. Somente os lactantes, cujas mães tendo tido sarampo anteriormente ou tendo sido vacinadas, podem através o leite materno ter certa proteção contra este vírus por pelo menos enquanto estiver usando o leite materno.

Desde os anos 90 as populações da América Latina e, em especial a população brasileira, estavam afastadas da possibilidade de epidemia de Sarampo, contudo a partir do final do século 20 a sociedade brasileira sobretudo deixou de levar as crianças para receberem a vacinação adequada, e com isto voltamos a ter a abertura das imunidades das pessoas, principalmente as crianças, para várias infecções virais e bacterianas.

A Vigilância Sanitária já identificou em Manaus mais de 400 casos positivos da doença, e por conta disto está tentando vacinar em massa a população da cidade, inclusive indo de casa em casa. O Ministério da Saúde estabeleceu a vacina para o grupo etário de zero a quarenta e nove anos, gestante inclusive, mas idosos que não tiveram Saranpo ainda podem procurar com esta justificativa os postos de vacinação, pois os mesmos têm também o direito desta proteção. Portanto a dica é: a vacina contra o Sarampo é a medida de prevenção mais eficaz!

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques