A expectativa de vida segue aumentando no Brasil e no mundo graças aos benefícios da evolução da ciência e das condições de vida que reduziram as taxas de mortalidade infantil, mas estamos preparados para o envelhecimento? Sabemos que o envelhecer inicia desde a concepção e o processo é específico para cada pessoa, porém somos influenciados por fatores genéticos e condições externas que aliadas ao conhecimento podem nos proporcionar uma vida longeva e saudável.

Hoje quando acontece uma gestação, de pronto começam os cuidados não somente com a mãe, mas sobretudo com o novo ser. Aquela que vai gerar uma nova vida já sabe os cuidados preventivos para evitar doenças como hipertensão arterial e diabetes gestacional somente com o controle da alimentação e exercícios físicos adequados.

Após o nascimento, o novo ser é beneficiado com o melhor alimento nutricional: o leite materno!

Os cuidados de saúde na primeira’ infância que se estende até aos seis anos de idade são extremamente importantes para ‘estabelecer bons hábitos que, serão perpetuados para a vida adulta. Após o aleitamento materno, a introdução alimentar deve ser pobre em açúcar, até mesmo com sucos de frutas, criança gordinha não é sinal de saúde, deve ser evitado alimentos industrializados, introduza verduras e legumes de uma forma prazerosa. Outro fator importante é o sono, crianças devem dormir no mínimo doze horas por dia para usufruir do hormônio do crescimento.

Uma preocupação atual com nossas crianças e adolescentes é a falta de atividade física. O sedentarismo é a causa de muitas doenças crônicas na idade tardia, incentive desde cedo a prática de exercícios, estamos vivendo uma era digital que trará prejuízos no desenvolvimento, nesta fase da pré-juventude é necessário além dos estudos, o desenvolvimento social e emocional. Dedique tempo a seus filhos como muito amor, brinque, conviva, ensine sobre o perdão e o respeito as diferenças, o afeto é essencial para a transição da fase adulta e a saúde mental.

Estar pleno emocionalmente e fisicamente na fase adulta nos proporciona uma vida com mais energia e aptidão para conquistar nossos sonhos, já que esta fase de vida exige mais dedicação e empenho do nosso organismo. Calma, sabemos que a vida não vem pronta em um manual, erramos e aprendemos, mas o conhecimento nos ajuda a aumentar nossa expectativa de vida, portanto aproveite!

Por fim, envelhecer certamente é um privilégio, que tenhamos dignidade e respeito com nossa idade e que possamos deixar um legado de plenitude aos nossos entes queridos.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui