riscos de fim de ano
riscos de fim de ano

Todos os anosa euforia das comemorações de final de ano costumam ser regadas com farturas de alimentos e bebidas alcoólicas, mas cuidado, os exageros podem fazer mal a saúde e os prazeres podem ser substituídos por estresse físico e mental.

Além das festas de confraternizações, as preocupações com os gastos acima das condições econômicas da família, dívidas extras no início do ano com despesas de ensino, impostos e outros, podem levar ao estresse emocional e consequentemente afetar o órgão mais atingido pelos exageros: o coração, Segundo um estudo da International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR), o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75% nas festas de final de ano em relação aos outros períodos festivos.

Nesta época do ano muitas pessoas costumam também abandonar a alimentação saudável, exercícios físicos e até tratamentos médicos para aproveitarem melhor as confraternizações, gerando assim um considerável aumento no quadro de internações hospitalares.

Tudo na vida depende do equilíbrio, então vamos com calma! Por falar em exageros, devemos nos preocupar com nossa alimentação, geralmente temos mesas fartas de comidas gostosas, porém gordurosas e com excessos de condimentos e açúcar levando ao aumento do colesterol, distúrbios digestivos, aumento da pressão arterial, da concentração da glicose no sangue e diarreia que podem levar à desidratação com riscos aos idosos.

As bebidas alcoólicas devem ser moderadas, o excesso além de causar sérios problemas de saúde também causa desavença com familiares, amigos e desconhecidos e muitas vezes acarreta tragédias por irresponsabilidade no trânsito, violência, e até mortes. Uma época que deveria ser de harmonia familiar, de agradecimento a Deus por tudo de bom que aconteceu durante o ano que está finalizando, não pode se transformar em tristeza.

Alguns poderão até dizer que estou exagerando no alerta, mas precisamos estar conscientes de nossas ações. Ao longo da minha vida, na minha família, sempre realizamos as festas natalinas e meu saudoso pai sempre nos orientava sobre os riscos que devem ser evitados e sobre nossas responsabilidades, por isso repasso a todos os conhecimentos adquiridos para que possamos ter uma vida mais saudável.

Portanto, desejo a todos que tenham mais juízo ao se divertirem, aproveitem suas famílias e deem amor e atenção aos pais, filhos, irmãos, netos, amigos e parentes que precisam de um abraço ou aqueles que precisam da nossa solidariedade. Podem sim ter uma mesa farta com comidas natalinas, vinhos, frutas, mas que sejam consumidos com parcimônia e que a paz possa trazer momentos de felicidade e alegria.

Desejo a todos um Feliz Natal e que o ano novo traga somente os desejos de todos com saúde, paz e harmonia.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui