Sabe aqueles dias que você já acorda pensando na vida? Nesta última semana tenho analisado como nossa rotina foi afetada após esta pandemia, nossas relações, nosso trabalho, nosso bem-estar e como nos sentimos prisioneiros dentro do nosso próprio lar, e gostaria de compartilhar com meus leitores, principalmente aos idosos, O que fazer para minimizar nossas angústia durante a quarentena e também algumas reflexões sobre estes tempos.

Ficar dentro de casa por muito tempo é difícil para todos, fomos gerados para conviver em comunidade, mas estamosvivendo uma nova realidade e precisamos nos adaptar para esperar a tempestade passar, enquanto aguardamos o desenvolvimento das vacinaso ideal é manter o isolamento social, principalmente se você for do grupo de risco. Enquanto isso, é importante manter nossa mente e corpo saudáveis, o mundo está mais devagare podemos apreciar as pequenas coisas da vida. A primeira dica é manter uma rotina, acordare dormir no mesmo horário é fundamental para a manutenção da saúde. Realizar as principais refeições com parcimônia (café, almoço e janta) sempre buscarinserir frutas, verduras e legumes no cardápio, quando você se sente bem fisicamente fica mais fácil lidar com outros desafios, principalmente os psicológicos.

O corpo também precisa estar em movimento, realize alguma atividade dentro de casa que não apresente perigo, 30 minutos de caminhada por dia é o suficiente, não tem como caminhar, lave a louça, cozinhe, dance, manter-se ativo ajuda na mobilidade.

Cuidar da sua espiritualidade é outro fator importante, a fé nos ajuda a manter a paz de espírito, reserve um momento do diapara ler, rezar ou meditar, respire pausadamente e agradeça pelas coisas boas e pelas adversidades que também fazem parte da vida.

Aproveite para ler um bom livro, mantenha um vínculo social à distância com parentese amigos. Caso você tenha condições, incentive o mercado local, ajudando empresários da nossa querida Manaus que precisam se recuperar economicamente. Os clientes também precisam de condições para manter o consumo com preços justos. Para os amigos da área da saúde: cuide de você também! Use as tecnologiaspara conversar com seus pacientes.

Dê apoio para aqueles que estão passando por lutos familiares, ofereça um ombro amigo, fazer o bem engrandece nossa humanidade. Compartilhe o que sobra em casa, roupas, comidas, muitas pessoas estão em situação crítica, pense em alguma forma de ajudar o próximo!

Tem muitas coisas boas e positivas para ser feito durante esta quarentena, quando desaceleramos começamos a enxergar outros caminhos. Cuidem-se!

Compartilhar
Euler Ribeiro
*Amazonense de Itacoatiara. Médico, MD. PhD em Geriatria e Gerontologia. Ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal pelo Estado do Amazonas. Fundador e atual Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui