A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima dos 50 anos. Veja dicas para prevenir-se.

A Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. A principal causa da osteoporose é o aumento da reabsorção dos sais de cálcio e Vitamina D circulante.

Apesar de ser um processo natural e importante, a reabsorção óssea representa perigo caso seus níveis superem os da formação óssea. O corpo permanentemente absorve e substitui o tecido ósseo, fragilizando a constituição deste tecido, porém com o envelhecimento ocorre a perda natural da massa óssea, aos poucos nossa capacidade de formação de novas células ósseas vai diminuindo por isso aumenta as chances de fraturas em quedas nos idosos.

Segundo o Ministério da Saúde, a osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima dos 50 anos.

O diagnóstico médico consiste na história de repetidas fraturas dos ossos menores que progridem para os ossos longos principalmente em quase 60% das mulheres, então é confirmado por exames de imagens mostrando as diferenças de concentração da massa óssea.

A osteoporose não tem cura, logo o tratamento tem que ser contínuo, muitas vezes não apresenta sintomas levando o paciente a buscar somente quando a doença está avançada. A dor que muitos se queixam nos consultórios se deve na maioria das vezes a inflamação das articulações, neste caso é relacionada à doença chamada artrose, em meu próximo artigo trarei mais informações a respeito.

Além do tratamento medicamentoso, a alimentação pode ajudar na prevenção ou controle da Osteoporose com dieta rica em cálcio, fósforo e vitamina D3, logo podem ser encontrados em folhas verdes (brócolis, espinafre, couve), ovos cozidos, grãos, castanhas e casca de ovo bem triturada fervida e acrescida no leite, por falar em leite que no momento atual é visto como vilão, somente pessoas com intolerância devem evitar, os demais podem ingerir um copo de leite por dia para ajudar na absorção do cálcio.

Além da alimentação, exercícios físicos e banho de sol entre 7 e 10 horas da manhã são essenciais para realizarmos a transformação da provitamina D da sub pele em vitamina D que junta o cálcio e fósforo da circulação e vai fortalecer a estrutura dos ossos. Logo aconselho a todos, principalmente as mulheres após a menopausa, a buscar um médico para avaliar sua estrutura óssea para se prevenir de fraturas espontâneas ou após quedas. Cuidem-se!

Compartilhar
Euler Ribeiro
*Amazonense de Itacoatiara. Médico, MD. PhD em Geriatria e Gerontologia. Ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal pelo Estado do Amazonas. Fundador e atual Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui