Manaus, 18 de abril de 2024

Queimadas e a nossa saúde

Compartilhe nas redes:

No verão amazônico, temos os meses mais secos do ano que correspondem aos meses de setembro a outubro e a nossa vegetação torna-se cada vez mais propícia para geração e propagação do fogo, ocasionando assim as queimadas que afetam diretamente a qualidade do nosso ar.

A fumaça provocada pelas queimadas urbanas pode causar queimaduras no epitélio do trato respiratório, promovendo alterações inflamatórias que permitem invasão de bactérias que estão na boca e nas narinas as quais podem se proliferar e infectar o revestimento da faringe provocando as famosas doenças respiratórias: rinite, sinusite, faringite entre outras.

Além disso, as micros partículas podem obstruir o trato respiratório com hipersecreção contaminada, causando também a diminuição da ventilação pulmonar comprometendo os alvéolos, manifestando desta forma as doenças pulmonares: tosse produtiva, asma, bronquite, principalmente em pessoas com imunidade baixa como as crianças e idosos.

Outro efeito significativo das queimadas é a irritação nas peles e nos olhos, muitas pessoas neste período se queixam de acrimejamento, dor de ouvido, pele ressecada, dor de cabeça após estarem expostas na rotina do seu trabalho.

Afinal o que devemos fazer para amenizar as consequências deste tempo seco e com baixa umidade do ar?

A melhor recomendação é a HIDRATAÇÃO! Reforce a ingestão de líquidos. Beba água durante todo o dia, lave também as mucosas nasais com soro fisiológico, foque na alimentação saudável para melhorar sua imunidade, higienize as mãos com frequência antes das refeições e após o uso do banheiro para evitar contaminações.

Também é necessário adotarmos medidas de prevenção como evitar fazer fogueiras no quintal de casa, não jogar pontas de cigarros em terrenos baldios, permanecer em ambientes protegidos do sol, principalmente nos horários das 10h às 16h, umidificar os ambientes por meio de vaporizadores ou bacias de água no quarto, evitar aglomerações ou ambientes fechados e sujos, usar protetor solar e máscaras para realizar atividades externas.

É preciso repensar nosso comportamento com relação ao nosso meio ambiente para evitarmos as queimadas, assim como reduzir a poluição do nosso ar. Infelizmente os efeitos desta poluição, na maioria das vezes, trazem consequências devastadores a longo prazo para a saúde da população.

Façamos a nossa parte também e evitem as queimadas!

Visits: 8

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques