No mundo atual, além das guerras, pesticidas, da violência urbana que dizima grande parte da população, existe ainda um inimigo que até a presente data não se sabe de onde veio e para onde vai, mas que-mata mais em todo o mundo do que a guerra do Vietnã.

E quem é este terrível inimigo? O CÂNCER! Predisposição genética? Parece que existe alguma coisa neste sentido.

Entretanto, exposição exagerada ao sol, a bebidas alcoólicas, a drogas entre elas o fumo, o estresse exagerado das atividades da vida moderna, tudo isto pode ter alguma coisa a ver.

Vários cientistas no mundo todo vivem nos laboratórios em busca de uma resposta satisfatória para nos prevenirmos. Sabemos que comer errado poderá levar a câncer das vísceras intestinais, fígado e etc.

Por exemplo, comer mais gorduras saturadas, proteínas em excesso, açúcar refinado que além do diabetes, podem também e já é comprovado promover o câncer.

Então a prevenção deve ser uma coisa praticada por todos e com isto vamos diminuir a prevalência desta doença que, apesar da medicina atual avançada, ainda dizima milhares de pessoas ao redor do mundo todos os dias.

Existe, portanto uma dieta preventiva: coma de preferência legumes, frutas e verduras, sem agrotóxico. As frutas vermelhas têm propriedades excelentes anticâncer. As frutas cítricas também se forem ingeridas de preferência na primeira refeição (abacaxi, acerola, tangerina, maracujá). A banana que além de rica em potássio tem vitaminas e sais minerais antioxidantes por excelência. O açaí comprovadamente previne o câncer de próstata nos homens de meia idade. O guaraná também é anticarcinogênico.

As farinhas brancas como o trigo estão no grupo daquelas que podem promover câncer. Arroz integral é um preventivo excelente. Verduras como brócolis, couve, cebolinha verde, alho, cebola, sendo que esta tem que ser consumida imediatamente após ser descascada, couve flor, pepino cru, cenoura, beterraba, são consideradas como dieta preventiva.

Carnes brancas principalmente a de peixe e de aves sem hormônios, frango de terreiro, que só come insetos, ervas e às vezes milho são ideais também.

A carne vermelha de hoje em dia além de ser rica em gorduras saturadas, são cheias de hormônios femininos enxertados nos animais para que ganhem peso o mais rápido possível, logo evitem comer este alimento.

Os grãos (aveia, farelo de trigo, linhaça, entre outros) sem agrotóxico possuem proteínas que são de boa qualidade para serem incluídos nesta dieta.

Evitem bebidas gasosas, refrigerantes, tomem bastante sucos naturais e chá verde ricos em antioxidantes também.

Não se exponham exageradamente aos excessos de temperatura, o ideal será manter o meio ambiente onde vivem mais tempo na temperatura corporal de 35 a 36 graus centígrados.

Seguindo estas orientações queiramos que Deus nos proteja contra esta terrível doença.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui