Manaus, 18 de abril de 2024

Prevenção e controle da influenza (gripe)

Compartilhe nas redes:

Todos os anos há variações atmosféricas de passagem do verão para o inverno e estas quedas bruscas de temperatura corporal causam uma baixa no sistema de defesa do organismo possibilitando assim a invasão de vários microrganismos tais como bactérias e vírus.

Vários são os vírus responsáveis por infecções respiratórias sendo estas por vezes muito sérias e que se não forem adequadamente tratadas e controladas podem levar ao êxito letal. Tanto assim que somente no século passado a chamada gripe espanhola ceifou mais indivíduos que a própria guerra duradoura do Vietnã.

A gripe asiática foi outro momento tenebroso ao redor do mundo com milhares de mortes e mais recentemente tivemos dois grandes episódios de gripes originárias nos animais: a gripe aviária que começou na Ásia e a gripe suína que foi descoberta no Canadá.

Portanto, o Ministério da Saúde preconiza a prevenção nos grandes aglomerados populacionais, como escolas e comunidades, com atenção especial aos grupos mais suscetíveis tais como gestantes, crianças e idosos.

E agora chegou o momento em que será disponibilizada a toda população nas Unidades Básicas de Saúde a vacina contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país A/H 1N 1; A/H3N2 e influenza B.

Este vírus inicialmente só atingia os suínos, mas infelizmente se modificou geneticamente e passou também a exercer forte ação patológica sobre a raça humana. A gripe é uma doença muito séria ao contrário do resfriado comum, que muitas vezes as pessoas chamam de gripe. Como já falei acima, a gripe mata! .

Seus principais sintomas são febre, tosse com bastante expectoração amarela esverdeada, dores musculares e nas articulações, cefaleia intensa e dor no fundo do olho. Muitas vezes pode vir acompanhada de sintomas digestivos, com diarreia e vômitos que podem levar idosos, gestantes e crianças à desidratação de alto risco.

O tratamento se faz com sintomáticos e dieta hipercalórica. Se tiver pneumonia pratica-se a antibioticoterapia, com hidratação adequada, repouso e muitas vezes isolamento para evitar propagar a doença para outras pessoas da família e ainda há a possibilidade de usar medicamentos antivirais.

Não percam a chance de receber a vacina para estarem prevenidos contra este perigo so agravo à saúde.

Por este motivo, procurem Postos de Vacinação próximos às suas residências no período estipulado. A Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas – UnATI/UEA também deverá disponibilizar a vacina para seus alunos, professores e pessoas da comunidade que nos procurarem.

Visits: 20

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques