O Homo sapiens não. se locomovia somente sobre dois membros inferiores, éramos semelhantes aos primatas, deslocávamos usando os quatro membros. Com a evolução da natureza nos tornamos bípedes.

E para tal, a natureza interviu novamente e criou dois músculos acessórios do coração, as panturrilhas, vulgarmente conhecidos como batatas das pernas. As panturrilhas têm a finalidade de trazer o sangue de volta ao coração vindo da periferia e das vísceras, os músculos das pernas se contraem com a mesma frequência do músculo cardíaco, por isso dizemos que as mesmas são consideradas como nosso segundo coração.

Com o envelhecimento, perdemos massa muscular e consequentemente o sangue vai circulando com mais dificuldade. Por isso, é essencial a prática de exercícios físicos. O ideal é fazermos no mínimo 4$ minutos de exercícios diariamente. A melhor opção ainda é á caminhada em terrenos planos, com a cabeça erguida, respirando lentamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, sem conversar e numa frequência de 60 passos por minuto, ou seja, um passo por segundo.

O fato é que se você não estiver praticando exercícios acaba por ter dificuldades de oxigenação cerebral, e de todos os órgãos parenquimatosos (órgãos que não possuem cavidades). Se falta sangue suficiente para irrigar todo o cérebro teremos como desagradáveis consequências a redução das circunvoluções cerebrais com redução da massa cerebral e lesões paralelas com sérias lesões arteriais e nervosas. Um dos efeitos imediatos é a precipitação em grande quantidade de um tipo de proteína circulatória denominada Proteína TAU, que levará a um processo simultâneo de enovelamento dos filamentos dos neurônios, os “axônios”, os quais são responsáveis de conduzir as informações ao cérebro, armazená-las e possibilitar no futuro sua evocação. Quando isto não acontece estes neurônios ficam impossibilitados não só de trazer as informações, mas de levar de volta às respostas.

Sendo assim, o prejuízo se estabelece, começando por falhas na memória, desconcentração e acaba resultando em quadros grave de Demência, como a famosa” demência de Alzheimer”. Além disto, a ausência de oxigenação celular geral das células corporais provoca outras tantas patologias, como a esclerose das artérias, gerando hipertensão arterial, diabetes melitus, inflação generalizada, perda da audição, da visão, degeneração da absorção do cálcio e do fósforo, osteoporose, fraturas e outras enfermidades levando muitas vezes a imobilidade. É triste ver uma pessoa que sempre foi tão produtivo, inteligente, com autocuidado, caindo numa invalidez e dependência.

A inatividade só nos traz doenças, dores, desespero e morte precoce. Então comece hoje mesmo a se exercitar diariamente ou no mínimo quatro vezes na semana.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui