Encontrei meu amigo Dr. Chaguinhas no fórum. Portava um potente celular de última geração. Estávamos no balcão de uma das varas analisando um processo ainda “físico”, pendente de digitalização. Pedi ao Chaguinhas uma caneta emprestada.

-Não uso mais caneta. Escrevo tudo no celular ou bato foto. Uso celular para tudo, explicou-me.

De fato o celular substituiu muitos itens como a própria caneta, a calculadora, o calendário, a agenda e o bloco de notas. Incrível.

Chaguinhas também não usa mais relógio de pulso nem despertador. Disse-me que durante anos usou um despertador alemão da marca EUROPA, em metal dourado. Herança de seu pai. Tem o formato de livro com função de relicário com duplo mostrador em madrepérola. Está guardado em seu escritório junto com sua caneta “Mont Blanc”, uma calculadora de bateria solar, relógios diversos e outras relíquias pessoais.

Lembrei-me que usei um rádio relógio durante anos como despertador. Atualmente, também uso o celular para despertar ou lembrar compromissos.

Chaguinhas adotou de vez o mundo digital e virtual. E tickets, título de eleitor, e tudo mais que possa caber nesse fantástico aparelhinho de bolso que os gringos chamam de “mobile”. Além do útil e necessário aplicativo de bancos.

Sua famosa pasta 007 também foi aposentada. Disse-me que uma das coisas que mais pesava, além dos processos, era o dicionário.

-Sempre tive um dicionário por perto. Mania de dicionários. Afinal trabalhamos com palavras. Nós advogados somos todos escritores em potencial.

Chaguinhas mostrou-me um excelente aplicativo que fornece tudo sobre os vocábulos. Significado, morfologia, principais sinônimos, separação silábica, antônimos, palavras com a mesma terminação, a etimologia das palavras e pasmem, a palavra escrita ao contrário. Já até baixei no meu celular e estou usando muito.

Para muitos advogados, e não só para o Chaguinhas, a pasta de couro ou a famosa 007 virou coisa do passado. As maletas com trava e alças curtas simplesmente já não se encaixam no moderno estilo de vida. À medida que o mundo acolhe o ambiente eletrônico em detrimento dos documentos de papel.

Na famosa maleta 007 de Chaguinhas tinha relógio, calculadora, calendário, agenda, bloco de notas, dicionário, livros e processos. Tudo isso hoje cabe no seu celular top de linha.

Compartilhar
Pedro Lucas Lindoso
*Bacharel em Direito e licenciado em Letras pela Universidade de Brasília. Membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas. Pertence a Associação dos Escritores do Amazonas e a Academia de Letras Ciências e Artes do Amazonas. Membro fundador da Academia de Ciências e Letras jurídicas do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui