Acontece em Manaus à primeira edição do Curso Ajuri Amazônico na Paróquia de São Jorge – Bairro São Jorge, no período de 1 a 7 de julho e tem como objetivo um aprofundamento e reflexão sobre o Sínodo para e com a Amazônia no campo bíblico, teológico, pastoral, abordando as questões ecológicas e sociais emergentes, na metodologia da Educação Popular.

Hoje no quarto dia de curso fui convidada pela Ir. Arizete Dinelly, da equipe Itinerante e orientadora dos Associados da Amazônia, para participar do momento inicial onde a Equipe Itinerante foi responsável pela Oração e Mística, assim como o tema refletido hoje era o “Protagonismo das Mulheres na Amazônia”, li em alta voz um pequeno trecho da entrevista a Eunice Antunes, Kerexu Yxapyry.

O movimento do espírito

Liderança da Terra Indígena Morro dos Cavalos, Eunice Antunes, ameaçada diversas vezes por sua determinada luta pela terra ancestral, desvela a forte relação do povo Guarani com o imaterial, o sublime, o metafísico: “Para nós, a semente tem vida e espírito como nós temos. Então, a gente tem que andar, tem que fazer este movimento, pra compartilhar estas sementes”.

Porantim, maio 2016.

Após tivemos uma linda dança circular uma encenação com gestos singelos que nos mostraram o sentido da ecologia integral na argila que dá início a criação através do sopro da vida gerando cada ser humano e na Mulher a divindade em sua sensibilidade, forte e não submissa a todos os atos que apaga sua existência. As mulheres são protagonistas de sua história. Após este momento fui convidada a entrar na roda para compartilhar nossa Missão, junto ao 4˚ Encontro Internacional dos Associados Missionários que acontecera em Liége – Bélgica. Depois encerro minha participação mencionando os 7 participantes que irão representar os Associados Missionários no encontro e recebendo de coração aberto uma linda oração de envio através de mãos que curam com ações e em língua Ticuna. Este momento se encerra com a dança de roda com a música Rosas Vermelhas de Enéas Dias, Marcos Moura e João Kennedy.

Um pequeno relato de nossa Associada Missionária Dalva Maria de Góes Borges, com participação integral ao curso:

“Nunca antes os povos originários da Amazônia estiveram tão ameaçados como estão agora”, com essa firme e convicta afirmação, o Papa Francisco, abre oficialmente o processo sinodal, em Puerto Maldonado, Peru, em janeiro de 2019 com o tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”.

Nesse contexto, representantes das/dos Associados Missionários da CNS – CSA está participando com a equipe Itinerante, durante 7 dias, do I Curso Ajuri Amazônico, curso de verão realizado em Manaus, em processo preparatório sinodal abrangendo vários temas:

  • Pensar e agir na Amazônia; conhecer as riquezas e os saberes indígenas;
  • Reconhecimento das lutas, dos projetos frente à destruição da floresta e dos recursos naturais;
  • A busca pela defesa da Amazônia e seus biomas; vivenciando a espiritualidade amazônica com os mitos, costumes, cantos, danças e rituais ricos em sabedoria valorizando a mãe natureza.

Como pauta de escuta engloba uma diversidade de assuntos visando o ser humano integral em todos os aspectos, como: violência urbana e no campo; desafios e contradições em visões diferentes (social, econômica, cultural, política e eclesial); protagonismo das mulheres, etc…

O objetivo deste encontro é refletir e buscar soluções pastorais que tenham aplicação universal e assim colaborar com o governo da igreja, onde todos nós SOMOS UM, em CRISTO. Nessa espiritualidade de sermos irmãs e irmãos da Casa Comum, em comunhão na defesa da vida e dos bens comuns o grupo escutou a Olívia Joice que socializou a sua participação no encontro internacional dos Associados Missionários e com a oração na língua Ticuna e sob bênçãos de todo o grupo, Olívia Joice foi enviada a avançar para águas mais profundas cruzando o mar, para levar a Amazônia à Bélgica, pois “uma selva sem a outra… não têm solução”.

Participando no Curso Ajuri Amazônico os Associados Missionários: Elani M. Negreiros Góes, Missionária Dalva Maria de Góes Borges, Paulo Silva Souza e Ir. Arizete Dinelley responsável pelos Associados do Amazonas. Como membros parceiros dos Associados: Antônio José Carlos, Raimunda Nunes.

Compartilhar
Olivia Joice
*Natural de Itacoatiara/AM. Técnica em Manejo Florestal pela Escola Agrotécnica Federal do Amazonas. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAMETRO. Na condição de membro da Coordenação Nacional dos Associados Missionários da Congregação de Nossa Senhora Cônegas de Santo Agostinho, desenvolve Planejamento e Missão nas Comunidades (Espiritualidade, Terapias Naturalistas, Celebração da Palavra e da Eucaristia). Coordenou a Caminhada Inter Religiosa no Dia Internacional da Mulher, uma manifestação pacífica contra a violência generalizada contra as Mulheres. Tem apoiado as Catequistas no acolhimento de Crianças nos Encontros de Catequese. Participado de Acões Ecumênicas como Celebração da Colheita, Natal Solidário. Como Secretária da ASMOBAN - Associação de Moradores de Novo Remanso tem auxiliado o Grupo Novo Remanso Organizado, dialogando com a sociedade sobre Políticas Públicas e melhorias na qualidade de vida dos moradores da Vila de Novo Remanso, Município de Itacoatiara.

Warning: mysqli_query(): (HY000/1021): Disk full (/dev/shm/#sql_1abc2d_4.MAI); waiting for someone to free some space... (errno: 28 "No space left on device") in /home/u745428348/domains/franciscogomesdasilva.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2007

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui