O mundo está em alerta com o surto do vírus do Covid-19 (novo coronavírus). No Brasil, o Ministério da Saúde tem tomado algumas medidas para evitar a propagação avassaladora deste tipo de vírus, porém é indispensável à colaboração de todos (eu digo todos), para evitarmos um caos no sistema de saúde pública.

Este é um momento ideal para exercermos nosso papel de cidadãos, mantenham-se informados, leiam, assistam aos jornais, busquem fontes seguras, façam suas orações em casa, não propague o medo e o pânico, faça a sua parte para evitar a gravidade do problema.

Todos são atingidos pelos vírus, porém o risco de agravamento da doença atinge os idosos com maior fragilidade e pessoas com doenças crônicas (diabéticos, pacientes oncológicos, hipertensos, cardíacos). Como ainda estamos na fase inicial de contágio a melhor medida que podemos tomar neste momento é a prevenção. Por isso listo aqui algumas recomendações importantes para proteger tanto os idosos como pacientes crônicos:

Isole o idoso de qualquer atividade com aglomeração de pessoas. No estado do Amazonas todas as atividades voltadas para os idosos foram suspensas justamente para proteger este grupo, portanto fique em casa.

Evite contato com pessoas com sintomas da gripe comum e fique atento aos indivíduos com suspeita da infecção pelo coronavírus, como presença de febre, coriza, tosse seca e principalmente falta de ar. Se o idoso apresentar falta de ar, deve-se imediatamente levar a uma unidade básica de saúde.

Evite contato ao máximo com pessoas que retomaram de viagem do exterior.

Evite neste momento contato físico, como beijos, abraços, apertos de mão, sempre que possível. Manterdistância mínima de um metro nos contatos pessoais.

A lavagem das mãos deve ser obrigatória para todos os familiares/ cuidadores do idoso frágil, que deve ser feita de forma correta, com duração mínima de 20 segundos. A lavagem das mãos deve ser recomendada para todos os familiares ou amigos que cheguem da rua.

Os familiares que chegarem da rua devem trocar de roupa e lavá-la ou colocá-la no sol, para reduziro risco de contaminação.

Se possível, tomarum banho antes de entrarem contato com idoso.

Não use medicação por conta própria, alguns anti-inflamatórios como o Ibuprofeno, aspirinas e corticoides podem piorar a infecção pelo coronavírus segundo. São algumas das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) baseadas nos casos de outros países. Por enquanto ainda há pesquisas sendo feitas para evidências científicas.

Idosos, assistam tv, acesse a internet, leia um livro, façam atividades em casa para evitar o sedentarismo e mantenha a mente tranquila. Cuidem-se!

Fontes: OMS, FVS-AM e Serviço de Geriatria do HC-UFMG.

Compartilhar
Euler Ribeiro
*Amazonense de Itacoatiara. Médico, MD. PhD em Geriatria e Gerontologia. Ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal pelo Estado do Amazonas. Fundador e atual Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui