A sociedade preocupada com a saúde pública vem ao longo de alguns anos propagando sobre a prevenção à saúde de todos por meios de campanhas de conscientização. Temos o “Outubro Rosa” incentivando as mulheres a se cuidarem mais e realizar seus exames preventivos para evitar desvio de saúde degenerativas como o câncer de colo de útero, de mama e outros que acometem a saúde da mulher; pois sabemos que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e sucesso no tratamento. Tais campanhas ajudam a transmitir conhecimento e estimular a população a buscar ajuda médica, em nosso estado por exemplo, temos altos índices de câncer de colo de útero por conta da infestação do vírus HPV,e mesmo existindo vacinas de prevenção para crianças do sexo feminino muitos deixam de levar por causa da desinformação, uma pena!

Estamos no mês dedicado a saúde do homem, o “Novembro Azul”, que chama a atenção para a prevenção do câncer de próstata, os homens não possuem o hábito de se cuidarem, além disso carregam o preconceito com o exame de próstata que inclui o toque retal, muitos acabam acometidos por esta patologia e quando o diagnóstico é feito, o câncer já se instalou com metástases para bexiga, testículos e até para órgãos abdominais, com risco de morte iminente.

Então quero aqui fazer um chamamento aos homens para cuidarem da sua saúde. Recomendo fazer pelo menos uma vez por ano um check-up para evitar ter algum desvio de saúde, tais como: diabetes, hipertensão, dislipidemia, obesidade,doenças reumáticas, as neurológicas e psiquiátricas como depressão, demência, parkinsonismo, câncer e principalmente nos fumantes, com câncer de pulmão e os alcoólatras com câncer de estômago, fígado, pâncreas, bexiga, etc.

Temos também o alerta para os sedentários, você que não pratica nenhuma atividade física e sealimenta mal comendo muito sal, abusando de trigos e açúcar, gorduras saturadas que irão obstruir os vasos, precisa passar por acompanhamentos anuais para evitar sérias alterações cardiovasculares, tais como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, embolias, tromboses venosas profundas e morte antecipada.

Erramos em deixar os cuidados da saúde para a idade tardia e esquecemos que estamos envelhecendo a todo instante, por isso siga estas pequenas recomendações e envelheça melhor.

Recomendações: dieta parcimoniosa comendo equilibradamente gorduras, proteínas, açúcares, vitaminas, sais minerais e fibras seis vezes durante o dia, beber no mínimo 30 ml de líquido porcada quilo de peso nas vinte e quatros horas, no mínimo dois litros, que não devem incluir, refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos industrializados. Caminhar no mínimo 30 minutos em terreno plano, respirando pelo nariz e expirando pela boca, sem conversar, hidratando-se, antes, durante e depois da caminhada. Dormir no mínimo oito horas por noite, deitar trinta minutos após o almoço, tomar líquido antes e depois da refeição, nunca durante as mesmas. Evitar o estresse.

Não fumar e não beber bebidas alcoólicas, a não ser uma taça de vinho ao dia. Viva alegre, cante, dance, sorria pelo menos quatorze minutos ao dia, tire férias com a família e viva bem e cada vez melhor.

Viva o novembro azul!

Compartilhar
Euler Ribeiro
*Amazonense de Itacoatiara. Médico, MD. PhD em Geriatria e Gerontologia. Ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal pelo Estado do Amazonas. Fundador e atual Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui