Conseguir conciliar todas as responsabilidades é o maior desafio das mulheres da atualidade. Ser mãe, e pode ser uma das coisas mais belas da vida de uma mulher e é o sonho de milhões de garotas e senhoras de todo o mundo, mas assim como tudo na vida, nada vem de graça. Existe uma série de responsabilidades e dificuldades que podem fazer uma mulher pensar duas vezes antes de entrar na jornada maternal. Má qualidade no sistema de saúde brasileiro, gravidez precoce, problemas de saúde, gastos muito altos (tanto para o período de gravidez, quanto com a própria criança), são apenas alguns de muitos problemas que uma mulher tem que enfrentar para ser mãe.

A partir daí, a mulher muda completamente, começa a ficar mais madura e desenvolve aquele instinto de mãe que todos conhecem. Ser mãe, também é acompanhar todos os estágios do seu filho, ver o fenômeno da criança crescer, de tentar falar até chegar à primeira palavra. Ver o filho começar a andar, o primeiro dia de escola e assim por diante.

A beleza do ser mãe não está em letras e expressões muito bem-colocadas. Muito mais que gerar vidas, a beleza é materializada em cada gesto que conduz à paz e à esperança as vidas que um dia estiveram dentro de si.

Como todo ser humano que trabalha e luta para vencer tantas barreiras na vida, a mãe moderna precisa se policiar ainda mais para que o carinho, a ternura, o cuidado tão especial tenham sempre espaço em suas vidas em relação a seus filhos até mesmo depois de um dia exaustivo de trabalho e de cobranças.

A mãe que não trabalha fora de seu lar também enfrenta desafios diários, pois muitas vezes é tratada com desdém, pois sempre há aqueles que acreditam que por ela não exercer nenhuma atividade remunerada fora de seus lares, elas não se cansam fisicamente e nem psicologicamente.

Convém esclarecer que tanto a mãe que também é profissional e aquela que não exerce atividade remunerada fora de seu lar são mulheres dignas de respeito, amor e compreensão.

Ser mãe não é desafio que todas aceitam, pois uma vez que se descobre gestante, a vida da futura mãe passa por muitas mudanças indispensáveis e, tais mudanças, podem assustar muitas outras mulheres que chegam a abrir mão da bênção de gerar vidas.

Por isso, a mãe que realmente cuida, zela, educa tem todo o direito de ser aplaudida não somente no segundo domingo de maio, mas em todos os demais dias.

É interessante pontuar que mudanças nas nossas vidas são comuns e não deveriam ser tratadas como algo de outro mundo. A vida é feita de ciclos e cada nova fase exige de todos nós adequações, atualizações e flexibilidade. Mãe entende bem sobre tudo isso.

Mulher e mãe, muitos podem até esquecê-la e desconsiderar suas necessidades e limites, mas não só nesta data que se aproxima, acredite, você é a melhor coisa que poderia acontecer na vida de seus filhos. Ninguém cuidaria deles como você e, se por um acaso nem eles pensam assim, deixe que o tempo provará esta verdade, pois as sementes que um dia você plantou, certamente irão dar frutos bons para saciar a fome e a sede daqueles que estão próximos a você.

Não se esqueça que sem você, a vida não existiria. Não desiste de lutar porque há muitos que precisam se espelhar na sua força e competência. Seja sempre luz para aqueles que estão se perdendo em esquinas escuras desta vida. Traga a paz para aqueles que ainda não sabem o real significado desta palavra.

Feliz Dias das Mães para todas aquelas que não medem esforços para ver o brilho no olhar de seus filhos, os quais estando bem ajustados em seus lares, também serão fonte de amizade, carinho e afeto, da mesma forma que o ser mãe é para todos nós na data que se aproxima e em todos os demais momentos.

Àqueles que infelizmente não tem mais mãe para comemorar esse dia tão significativo e especial, meus sinceros sentimentos. Mas, espero que a lembrança dos bons momentos seja uma constante em suas vidas.

Hoje e sempre parabenizamos todas as mães desse mundo, costumo dizer que uma mãe é para mil filhos, mas mil filhos nunca serão e nem farão um terço do que uma mãe faz por amor aos seus filhos. E pasmem, para elas nunca serão adultos o suficiente, o cuidado sempre será extremo, muitas das vezes até sufocante, mas, tudo é válido quando se tem um amor incondicional e esse amor com toda certeza vem de um ser chamado MÃE!!!

FELIZ DIA DAS MÃES HOJE E SEMPRE!!!

Compartilhar
Fabiolla Fonseca
Psicóloga, nascida em Itacoatiara, casada e mãe de duas filhas. Especialista em Psicologia Jurídica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui