Manaus, 28 de março de 2024

Noite Feliz

Compartilhe nas redes:

Ter uma “Noite Feliz” é o mais profundo desejo da humanidade, somos tomados por sentimentos de esperanças e fraternidade a espera de mundo melhor quando aguardamos findar mais um ano. Hoje gostaria de compartilhar com vocês a origem de uma das canções mais tocadas neste tempo natalino: “Noite Feliz”.

Traduzida em mais de 330 idiomas, esta canção foi criada por acaso em 1818 na cidade de Oberndorf, cidade austríaca, por um sacerdote chamado Joseph Mor da paróquia de São Nicolau. Há alguns relatos diferentes, mas todos afirmam que há dois dias antes do natal o antigo órgão da igreja parou de funcionar e o sacerdote pediu socorro ao seu amigo Franz Xavier Gruber (1787-1963), professor de música, organista e regente do coro da Igreja para tentar recuperar o instrumento antes da celebração natalina, porém se deu conta que não haveria tempo hábil para consertar o instrumento. Foi então que o sacerdote propôs ao seu amigo que o mesmo criasse a melodia para uma canção a qual havia escrito há alguns anos e assim surgiu a belíssima canção “Stille Nacht, Heilige Nacht” em alemão, “Noite Feliz” em português.

Na famosa missa do galo, dia 24 de dezembro, o padre e seu amigo interpretou pela primeira vez a canção para seus fiéis e deixaram a comunidade, composta pela maioria de barqueiros e camponeses, encantada com a melodia e a simplicidade. Sua rápida divulgação se deu por um especialista em consertos de órgãos, que espalhou a história da composição dessa bela canção chegando aos ouvidos de uma famoso coral que passou a interpretá-la em viagens mundo afora. Desde então o mundo cristão não deixa passar o último dia do ano sem cantaresta canção, nas casas, nas paróquias e em qualquer reunião de festejos de passagem de ano.

A mensagem principal é sobre nosso Deus de amor e isto representa para os verdadeiros seguidores de Cristo um exemplo eterno de como deveremos ser: gratos, humildes, generosos, pacíficos capazes de perdoar, professar permanente o amor verdadeiro e sobretudo a paz.

Quero com estas palavras também concitá-los a lembrar da canção “Noite Feliz” em nosso cotidiano e que esta não seja somente uma única noite no último dia do ano, mas o que o pobrezinho nascido em Belém que é verdadeiro Deus do mor possa nos inspirar para termos todas as noites e sempre uma Noite Feliz.

Existe também um fado maravilhoso que canta as maravilhas das estrelas nos céus, a revoada dos pássaros fazendo desenhos no ar que diz que foi Deus quem deu luz ao sol, brilho ao luar e que faz chorar os cantores a cantar!

Desejo, portanto, neste final de ano agradecer por estar vivo, em harmonia no seio da família, podendo saber compartilhar com os mais humildes, tratar a todos iguais sem discriminação, pedindo perdão e sobretudo sabendo também perdoar os que nos têm ofendido, e mantendo o mais próximo possível o Deus do Amor.

FELIZ ANO NOVO!

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques