Manaus, 20 de abril de 2024

Meningite

Compartilhe nas redes:

Inflamação e ou infecção das meninges, que são as estruturas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. Ultimamente têm acontecido casos de meningite no Brasil e no nosso Estado. Os agentes causadores das meningites são bactérias, principalmente o meningococos, o estreptococos, o vírus da influenza e fungos. Logo temos que prevenir, pois existe vacina antimeningocócica, que deve ser aplicada em todas as idades a partir dos cinco anos.

Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrio, tremores nos membros, dores na cabeça e na coluna e pode chegar à convulsão.

O diagnóstico é feito com coleta do líquido raquidiano através de punção intervertebral da meninge raquidiana e coleta do líquido, para cultura e antibiograma, identificando assim o agente causador e o antibiótico específico para o tratamento. Tanto o meningococos quanto o estreptococos  são muito sensíveis à peninicilina. Os vírus e os fungos são mais difíceis de serem detectados, daí a alta mortalidade causada pela meningite.

Temos além da vacina no processo de prevenção, os cuidados higiênicos a serem utilizados na proteção: lavar convenientemente as mãos ou usar álcool.

Ao cumprimentar as pessoas, evitar passar a mão nos olhos, nariz e boca. Usar sempre a prega do cotovelo para proteger as gotículas de fluidos que saem do nariz durante os espirros e a tosse, cuidados também com corrimões sujos e carrinhos de supermercados.

Nos primeiros sintomas já vistos acima procurar de imediato os cuidados médicos na urgência. E se tiver tido contato conhecido com um paciente com meningite, usar máscara protetora permanentemente enquanto durar o contágio do paciente. Lembrar que meningite existe e quase sempre, se mal tratada, leva ao êxito letal. Previnam-se!

Visits: 60

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques