Manaus, 19 de abril de 2024

Memorália Moysés Israel

Compartilhe nas redes:

No último sábado, dia 30/05/2015, a convite da Reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professora doutora Márcia Perales Mendes da Silva, e do diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM), professor Fábio Medeiros Ferreira, o historiador Francisco Gomes foi a Itacoatiara prestigiar a inauguração de um memorial criado em homenagem ao empresário Moysés Israel. Além de familiares do ilustre homenageado, da alta direção da Reitoria e do Conselho Universitário da UFAM e de membros da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), deslocados de Manaus, compareceram professores, estudantes e admiradores do homenageado – tanto da capital como de Itacoatiara. A cerimônia teve início no salão de conferências do ICET/UFAM e finalizou na casa que por várias décadas foi residência de Moysés Israel, no centro do Campus Universitário – uma centenária construção que, doada à UFAM, por algum tempo sediou o setor de administração do ICET/UFAM e, a partir de agora, abriga a “Memorália Moysés Israel” contendo o acervo biográfico, documental e sentimental referente a esse grande empresário amazonense, grande benemérito de Itacoatiara.

A iniciativa da UFAM emocionou a todos que ali comparecemos, mas sobretudo à Reitora Márcia Perales, filha do ex-deputado estadual José Mendes, antigo médico do SESP em Itacoatiara, e neta do ex-prefeito do Município, Raimundo Perales – este, segundo declarado na ocasião pelo próprio homenageado, que foi um dos grandes amigos de Moysés Israel.

Um dos maiores empreendedores da Amazônia, Moysés Benarrós Israel nasceu em Manaus no dia 10 de fevereiro de 1924, mas passou (aliás, tem passado) grande parte de sua vida em Itacoatiara que a elegeu como objeto de programas e projetos que convergem para o incentivo à cidadania e a integração sócio-educativo-cultural. Ali, quando ainda muito jovem (há mais de 70 anos), implantou um grande patrimônio imobiliário-agrícola-industrial. Várias centenas de hectares de terras da sua antiga Fazenda Cacaia, a leste da cidade, foram por ele doadas para sediar o Campus da UFAM, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), do Centro de Eventos do Município-sede do FECANI, do Bairro do Mutirão, etc.. Ainda, como diretor da FIEAM, do Serviço Brasileiro de Assistência às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Moysés investiu na alfabetização de crianças e velhos e na educação e formação profissional de jovens e adultos.

Francisco Gomes da Silva, desde rapazola, conhece e se dá muito bem com esse grande brasileiro, exemplar figura humana e símbolo de benemerência. Oportuno lembrar que, recentemente, Moysés Israel o presenteou com um exemplar do livro escrito por Etelvina Garcia tratando de sua biografia, em cuja página preambular lavrou carinhosa dedicatória vazada nestes termos: “Ofereço ao nobre amigo, o permanente e apreciado historiador de nossa Itacoatiara”.

Parabéns à gloriosa UFAM pela louvável e justa iniciativa.

E para Moysés Israel nossos sinceros votos de saúde e felicidade pessoal!!!

Visits: 23

Compartilhe nas redes:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques