Você, leitor, sabia que o tacacá foi inventado em Itacoatiara? E que a pedra que ilustra o brasão e a bandeira municipais, depositada hoje em dia em frente à Catedral de Nossa Senhora do Rosário, possui registros das passagens do sertanista Francisco Xavier de Morais e do governador Mendonça Furtado, das tropas e dos religiosos, respectivamente em 1744 e 1754? Você sabia que, naquela região, há fantásticos sítios arqueológicos, como sepulturas indígenas e inscrições nas pedras dos rios carentes de estudos? Você sabia que Itacoatiara teve autonomia política antes de Manaus, o Lugar da Barra?
Pois eu não sabia. E acredito que muitos dos leitores também não, justo porque pouco ou nenhuma importância as grades curriculares das escolas dedicam à história de nossos municípios.
Essa lacuna, porém, foi preenchida na última quinta-feira (29.11.2012) pela substanciosa, brilhante e encantadora palestra proferida na sede do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU) pelo professor, membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), promotor de justiça aposentado e historiador Francisco Gomes da Silva, o qual, de maneira criteriosa, traçou um perfil rico e apaixonado sobre a “História de Itacoatiara”, ele que é autor de nada mais, nada menos, do que doze livros sobre a cidade.
De fato, nós amazonenses, especificamente os moradores de Manaus, precisamos sair da redoma e voltar os nossos olhos, também, para as coisas do interior do Estado. Depois dessa aula magna de Francisco Gomes sinto-me mais amazonense do que nunca. E itacoatiarense, já, de coração.
dezembro 3 2012
J. R.
Fantástica a palestra sobre Itacoatiara, a síntese de nossos sonhos. Com domínio sobre a Didática, sintetizou jornalísticamente, parte the história, com riqueza de detalhes, matando a curiosidade dos presentes. O artigo do advogado e acadêmico Júlio Antonio Lopes, no jornal A Crítica (Cadernos A4 – Opinião -, de 02 de dezembro de 2012), que até então desconhecia esses flagrantes, ilustra bem os fatos relevantes the trajetória de protagonismo que viveu o município, despertando até o interesse dos estudantes das variadas graduações e pósgrad de, fazendo um recorte, estudar alguns fatos the História do Principado de Serpa. Vida longa ao amigo Francisco Gomes the Silva.