Manaus, 20 de abril de 2024

Estudos sobre o tucumã

Compartilhe nas redes:

Sou um apreciador da nossa floresta amazônica, nossos frutos, nossa fauna, nossas riquezas naturais são fontes inesgotáveis de recursos potencialmente benéficos para nossa saúde, a sabedoria transmitida pelos ribeirinhos e comunidades indígenas aos poucos vai ganhando espaço na literatura científica.

Recentemente um estudo sobre os efeitos do nosso precioso tucumã foi publicado na conceituada revista Brazilian Journals, com a participação de pesquisadores amazonenses da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUNATI) em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O tucumã já era conhecido por apresentar um alto valor nutricional e fonte de Vitamina A e este novo estuda reforça também que ele é composto de uma série de bioativos como Ômega 3, 6 e 9, carotenoides, catequinas e quercetina que beneficiam a nossa saúde. O resultado da pesquisa comprova que o tucumã reduzo estresse oxidativo em nossas células e aumenta a sua viabilidade tomando um alvo terapêutico para combater os radicais livre.

Por ser muito rico em ácidos oleico, este pequeno fruto saboroso poderia também aumentar a capacidade do nosso sistema imunológico por apresentar características antitumoral, antihiperglicêmica, antinflamatória e antimicrobiana, mas há a necessidade de novos estudos sobre estas ações de atividade do tucumã.

Consumido quase que diariamente pela população amazonense, o tucumã apresenta grandes quantidades de fibras o que favorece o trato intestinal, estas fibras desaceleram o trânsito dos alimentos diminuindo problemas no cólon, diminuindo os riscos de câncer colorretal.

Ele também melhora a fluidez do sangue na circulação sanguínea, combate a acne, melhora os níveis do colesterol “bom”, previne doenças cardiovasculares e diminui a velocidade da morte celular e com isto retarda o processo natural do envelhecimento.

O homem da floresta já extraio melhor do tucumã consumindo este fruto na primeira refeição do dia sem exageros, mas doutor e o meu “xis-caboquinho”? deixe para apreciar o famoso pão com tucumã, queijo e banana nos finais de semana, o excesso calórico pode contribuir para o aumento do peso e lembre-se o segredo está no equilíbrio, o excesso pode causar desarranjos intestinais. Aconselho adquirir seu tucumã in natura, higienize a fruta e assuma o seu lado “descascador de tucumā”, comam com sabedoria e vivam mais e melhor. Cuidem-se!

Visits: 60

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques