Estamos vivendo na erada informação disseminadas em uma velocidade nunca vista, porém temos que ter cuidado ao receber informações erradas pela Internet, principalmente com temas relacionados à saúde. Outro dia recebi uma corrente informando que podemos ter um acidente vascular cerebral se levantarmos bruscamente durante o sono e que devemos esperar um minuto e meio para evitar risco de morte.

Vamos com calma!

Sentimos tontura ao levantarmos quando ficamos deitados por tempo prolongado, independente de estarmos dormindo ou não, isso acontece porque há uma queda súbita de pressão, mas rapidamente é restabelecida.

Devemos nos preocupar quando há um prolongamento na tontura, com vertigens ou sensação de desmaio, neste caso você deve procurar um médico para avaliação e investigação.

A noite realmente existe um risco maior de queda, principalmente em idosos, pois durante o sono a pressão sente-se primeiro e depois levante-se lentamente para recuperar o equilíbrio, este ato tem ajudado muitos idosos a evitarem quedas que podem causar consequências graves corno fraturas e até óbitos, mas não está associado a fatores de risco de AVC. Pacientes prestes a sofrer um AVC sentem, entre outros sintomas, forte dor de cabeça, fraqueza ou dormência na face, paralisia do corpo e perda súbita da fala ou da visão.

Sempre é bom termos conhecimentos básicos de primeiros socorros para agir em casos de urgências e salvar vidas, mas é necessário cuidado ao ler qualquer informação incorreta que cause pânico desnecessário.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui