Tosse é um sintoma que além de incomodar tem sérias consequências. Por exemplo, o esforço da tosse é tão intenso que pode promover hérnias inguinal, inguino-escrotal ou umbilical, pode romper vasos torácicos tanto os do próprio pulmão tanto quanto os do mediastino, hérnia diafragmática, ·hemoptise e até infarto do miocárdio. O mecanismo da tosse se faz de maneira que possa ser eliminado para fora da árvore respiratória qualquer corpo estranho, tanto vindo do meio externo quanto os produzido na árvore brônquica (catarro, sangue, pus e etc.) E como se dá isto?

Após uma inspiração forçada a glote se fecha e se abre com uma velocidade em torno de 150 km por hora, levando para fora da árvore brônquica qualquer corpo estranho.

Existe uma bactéria denominada BordetellaPertussis, cuja característica sintomática principal é a tosse repetitiva rica em eliminação de secreção aerada e mucoide, como se fosse uma goma, e que é bastante estafante para o paciente. Contudo, já existe há muito tempo o controle desta bactéria através da vacina desenvolvida para proteger contra os seus ataques, a vacina contra a coqueluche.

Mas há também uma outra bactéria, denominada BodertelaParapertussis, contra a qual ainda não existe nenhum imunobiológico (vacina). Esta tem acometido muito comumente indivíduos de qualquer idade, mesmo já imunizado contra coqueluche, que uma vez entrando em contato com esta bactéria se infecta e como consequência terá uma infecção respiratória prolongada, com tosse produtiva e de longa permanência, estafante e de difícil tratamento. Acontece principalmente em adultos que se expõem durante o período das chuvas quando ,a umidade atinge 100%, o que facilita a precipitação de agentes contaminantes da atmosfera.

Aconselhamos, portanto, que todas as vezes que você apresentar uma tosse que não para, insônia, perda de peso, irritabilidade, inapetência e sem febre que procure cuidados médicos urgentes, pois esta bactéria é sensível aos antibióticos de largo espectro, como os clavulinatos. Você deve ficar protegido da chuva e dos ventos, se hidratar convenientemente, se alimentar corretamente para não baixar muito a resistência, mesmo aqueles que por conta da tosse vomitam com frequência. Esta é uma TOSSE SEVERA E QUE ASSUSTA!

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui