Manaus, 20 de abril de 2024

Uma dieta saudável

uma dieta saudável
uma dieta saudável

Compartilhe nas redes:

Na vida tudo tem uma hora certa e com a nossa alimentação não é diferente. Cada momento do dia precisamos de determinados nutrientes específicos que nos ajudem a regular o nosso relógio biológico orgânico. Precisamos comer sempre de três em três horas alimentos ricos em fibras, proteínas adequadas, hidrato de carbono suficiente, gorduras sem saturação, vitaminas e sais minerais sem excessos.

No café da manhã, por exemplo, devemos consumir fibras que regulam energia e favorecem a absorção dos outros elementos pelo tubo digestivo, incluindo também as proteínas na primeira refeição. Logo temos como opção o leite desnatado, pão integral, ou tapioca sem sal e sem manteiga, queijo magro, ovo cozido e frutas. Uma ótima sugestão seria uma vitaminada com leite desnatado, iogurte desnatado, uma folha de couve, aveia ou cereal integral.

Para os praticantes de atividades físicas diurnas é primordial uma hidratação adequada, recomenda-se 30 ml de água por cada quilograma, ou seja, se você pesa 60 kg deve tomar no mínimo 1,8 litros de água por dia. O uso de alimentos que contêm potássio como a banana e vitaminas A, B e D é importante para uma nutrição completa. Você pode encontrar tais vitaminas na cenoura, beterraba, tucumã, pupunha, bacuri, sucos de cupuaçu, graviola, caju, melancia, melão, buriti, etc.

No almoço, que é a nossa principal refeição, podemos optar por alimentos variados, tais como: carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras não saturadas como banha de porco, óleo de coco, azeite de oliva. Legumes e verduras devem estar presentes em grandes proporções, quanto mais colorido melhor! Uma dupla famosa e muito nutritiva que infelizmente deixamos de comer no dia a dia é o arroz com feijão, você pode optar por usar o arroz integral que ajuda na digestão. Como proteínas prefira carnes grelhadas e cozidas e procure alternar com carnes brancas usando peixes e aves.

No período da tarde coma alimentos simples como papa de banana, milho, arroz, aveia, ou suco natural de frutas. A última refeição do dia, o jantar, deve ser feita até 2 horas antes do sono com alimentação mais leve para evitar insônias.

Faça isso e se manterá energizado, com saúde, sem obesidade, sem osteoporose, independente e saudável!

Visits: 16

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques