dia dos avos
dia dos avos

Avós são seres especiais! Neste dia de comemoração pela existência destas criaturas maravilhosas, nós, netos, devemos nos lembrar de que a maioria das vezes fomos beneficiados pelos cuidados, carinhos e preocupações destes seres maravilhosos.

Como a expectativa de vida aumentou bastante nestes últimos tempos, devemos nos preocupar cada vez mais com eles, pois no processo do envelhecimento natural, pode haver desvios de saúde importantes como: hipertensão, diabetes, osteoporose, doenças reumáticas, câncer e sobretudo demências.

Todas estas patologias citadas ascima modificam em muito o dia a dia destas queridas pessoas que envelheceram. Dores, na maioria das vezes, não cessam, as mudanças de comportamento na depressão e nas várias modalidades de demências dificultam em muito o relacionamento. Então, cabe a cada um de nós todas as providências para que não fiquem sozinhos, que não lhes faltem alimentos, medicamentos e sobretudo carinho e amor.

Chamo a atenção que todas as estatistiocas mostram o aumento do número de suicídios, sobretudo por conta do abandono dos mesmos. Também devemos estar atentos aos tipos de violência sofridas pelos avós, como abusos financeiros, violência emocional e física. Por isso, a importância do acompanhamento familiar constante.

Aqui fica um apelo para que todos que têm o privilégio de ter avós que se dediquem aos mesmos. Lembrando que um dia você será um idoso, avô ou avó, e gostaria de receber de seus netos, de maneira espontânea, atenção, carinho e, sobretudo, amor!

Viva os avós! E que Deus os protejam sempre para que eles possam envelhecer com os cuidados que vocês gostariam um dia de tê-los.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui