cuide do sue coracao

No próximo sábado, dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração, uma data dedicada, na maioria dos países, à prevenção aos riscos de doenças cardiovasculares. O coração é um órgão muscular cuja finalidade é distribuir o sangue, através das veias e artérias, para cada célula de todos os órgãos do corpo, fazendo o nosso sistema circulatório funcionar de forma contínua. Ele é a energia que pulsa a vida.

Mas a minha intenção neste artigo é alertá-los para os cuidados deste importante órgão. Um exemplo claro disto foi que quando eu tinha apenas trinta e três anos de idade, em plena juventude, fumava quarenta cigarros por dia e tive um infarto do miocárdio que quase me levou ao êxito letal. O que fez com que eu de pronto mudasse todo o meu comportamento em relação aos cuidados com a saúde e a própria vida. Parei de fumar, não como gorduras saturadas, durmo adequadamente, caminho trinta a quarenta minutos todos os dias, não bebo bebidas alcoólicas e evito sal na comida, e claro estou aqui contando a vocês graças a esta mudança de hábito na minha vida.

No Brasil, as doenças do coração são responsáveis por 33% dos óbitos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) e na maioria dos casos as principais doenças provenientes do coração como infartos, AVC, arritmias, estão relacionadas com os maus hábitos do dia a dia. Daí a importância de cuidar muito bem do nosso coração, e uma das coisas primordiais é a atividade física e o melhor é a caminhada, sessenta passos por minuto, sendo um passo por segundo, respirando levemente pela boca e expirando pelo nariz sempre de cabeça erguida, no mínimo trinta minutos por dia, todos os dias da semana. Com isto fazemos com que os músculos acessórios do coração que aão os gêmeos das pernas, vulgarmente denominados de batata das pernas, contraem-se com a mesma frequência do coração, trazendo o sangue da periferia dos membros inferiores e das vísceras. Como este sangue de retornao não é oxigenado, o coração envia o mesmo aos pulmões para fazer as trocas gasosas nos alvéolos pulmonares e retonam ao coração já oxigenado para ser distribuído para as células.

Outro cuidado que já é de conhecimento de todos é na alimentação balanceada, não exagerar em gorduras e cloreto de sódio, o “sal de cozinha”, pois estes dois podem precipitar placas de gorduras nas artérias do coração e aumentar exageradamente a pressão arterial, o que poderá como consequência fazer vaso constrição das artérias coronárias, ou extrapolar a capacidade de elasticidade destas artérias e rompê-las, levando na maioria das vezes à morte.

Faça um exame de check-up todos os anos e procure manter-se vivo com hábitos saudáveis. Não fume nunca! Priocure ajuda médica para largar o vício. Portanto, cuide bem do seu coração!

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Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

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