Manaus, 28 de março de 2024

Compulsão por compras

Compartilhe nas redes:

Taquicardia, sono afetado, ansiedade, frustração, depressão, sensação de impotência, irritabilidade, isolamento. O que esses diagnósticos clínicos e psíquicos têm em comum? Em algum nível, todos fazem parte do pacote de problemas atrelados ao superendividamento. Quem alguma vez comprou por impulso e depois teve palpitações ao correr para esconder a fatura do cartão ou evitou que um parente visse mais uma sacola de compras desnecessárias em casa sabe do que eu estou falando.

A relação entre ter muitas dívidas e acabar contraindo problemas de saúde é algo que faz parte até do senso comum. São pessoas que deixam de dormir, passam a ter problemas em casa, até se divorciam.

Quando as dívidas são pesadas, ou a pessoa não toca no assunto e se enfia na bola de neve sem pedir ajuda ou o ela começa a demonstrar algumas reações como as que foram identificadas.

A compra compulsiva é um tipo de doença conhecida como transtorno de impulso. O paciente tem muita dificuldade de se controlar nas compras e esse descontrole se repete muitas vezes.  O nome disso é ONIOMANIA.

As compras excessivas passam a ser consideradas doença quando começam a representar um prejuízo financeiro ou emocional, influenciando no dia-a-dia de maneira significativa e acabando por prejudicar a rotina. Quem tem compulsão compra de tudo, sem se fixar a um produto específico. Inicialmente o comprador compulsivo sente prazer na hora das compras, mas com um tempo começa a criar desculpas para justificar as compras e num estágio mais avançado da doença essas ações passam a gerar um sentimento de culpa. Nesse momento é preciso procurar ajuda psicológica.

A doença ainda pode estar associada a outro distúrbio psiquiátrico, como bipolaridade ou depressão. Um sintoma facilmente observado chama-se crazen. Característico dos dependentes de drogas é observado quando a pessoa começa a ocupar boa parte de seu dia só pensando nas compras. Aos poucos, ela se preocupa cada vez mais em comprar. Depois, passa a achar que precisa de quantidades maiores. Até que vêm os prejuízos e, geralmente, a mentira para encobrir o descontrole.

Quando o paciente ou algum familiar se dá conta do que está por trás daquilo que, erroneamente, pode ser confundido com futilidade no início, já luta contra prejuízos financeiros, sociais e familiares. É esse sofrimento do comprador compulsivo que o diferencia de um simples consumista. Nessa hora, a pessoa recorre à ajuda profissional.

O problema costuma aparecer na idade adulta e atinge tanto mulheres de classes mais altas quanto mais baixas. O comportamento se caracteriza por uma pressão interna que ocorre em determinadas situações, quando a pessoa é tomada por um desejo muito forte de realizar uma ação que gera prazer principalmente nos estágios iniciais, mas que depois provoca um imenso sentimento de culpa.

O tratamento envolve acompanhamento psicológico, psiquiátrico e terapia ocupacional. Medicação é necessária, em alguns casos. Após um ano, em média, é possível perceber um bom nível de controle. Quando se fala em doenças psiquiátricas não é apropriado se falar em cura, mas sim em melhora de sintomas.

Ressaltamos que cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente.

Compartilhe nas redes:

Uma resposta

  1. O Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP busca pessoas de 21 a 60 anos, que apresentam compulsão/descontrole por compras (oniomania), para participar de estudo. Para os selecionados, serão oferecidos tratamentos médico, medicamentoso e psicoterápico.

    Oniomania ou Compras Compulsivas é caracterizado por:

    * Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.
    * Aumento progressivo do volume de compras.
    * Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.
    * Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa.
    * Mentiras para encobrir o descontrole com compras.
    * Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar.
    * Problemas financeiros causados por compras.

    Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone do Pro-AMITI (11) 2661-7805 ou enviar um e-mail com telefone de contato para compradorescompulsivos.hc@gmail.com

    Site:www.amiti.com.br
    https://www.facebook.com/hospitaldasclinicasdafmusp/photos/a.1398287123773264.1073741828.1391979501070693/1587938034808171/?type=1&theater

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques