Manaus, 29 de março de 2024

Carta de Antônio Houaiss a Elson Farias

Compartilhe nas redes:


*Antônio Houaiss

Meu caro Poeta,

Foi uma pura alegria ler seu Romanceiro: título, textos, poemas, tudo forma um admirável conjunto que me rejubilo de conhecer, embora tão tarde: é que vejo que se trata de peças de duas décadas atrás, o que me aumenta o espanto e a admiração.

Você terá por certo recebido louvores de muitos leitores seus, pois a qualidade de seus redondilhos maiores supera o que há de melhor entre nós.

Você soube transmitir a impregnação aquosa do grande rio em todos os seus versos e em todos os seus leitores – livrando-se, ao mesmo tempo, e com rara sabedoria, dos trejeitos verbais tópicos e de um populismo pitoresco; sua fala, grave quase sempre, grácil quando convém, põe o Amazonas no coração de todos os brasileiros, insinuando em seus (nossos) corações o que há de grandeza, de mistério, de terra et aqua ignotae e de doce trivialidade de amar o berço em que se nasce: o Amazonas faz-se, assim, o rio por excelência, sobretudo como matéria poética.

Você é um grande poeta e eu o felicito por isso do meu mais fundo coração.

*Antônio Houaiss (1915-199). Escritor, diplomata e filólogo. Foi ministro da Cultura no Governo Itamar Franco. Ex-presidente da Academia Brasileira de Letras.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques