Manaus, 29 de março de 2024

Câncer de próstata

Compartilhe nas redes:

A próstata é uma glândula que se localiza embaixo da bexiga e que é responsável pela produção dos hormônios masculinos. Esta glândula geralmente tem um desenvolvimento normal até que se chegue próximo aos 50 anos, mas que após essa idade pode aumentar por hipertrofia. Tais modificações podem ocorrer principalmente em indivíduos que fazem uso contínuo de cigarros e bebidas alcóolicas e se transformar em uma doença maligna: o câncer de próstata.

Este tipo de doença está entre as principais causas de câncer nos homens. Por este motivo tem que ser feita a profilaxia permanente a partir dos quarenta anos de idade. Existe um teste sanguíneo conhecido por PSA destinado a avaliar o hormônio prostático, que quando se encontra acima de 2,5 mg, já é um indicativo de possibilidade de existir uma alteração prostática séria. O outro exame é clínico, o toque retal, indispensável pera o diagnóstico da doença e que serve para avaliar a consistência da glândula. Se no toque retal a consistência forta da ponta de um nariz, muito provavelmente é hipertrofia benigna. Contudo, se no toque o médico verifica uma consistência de cotovelo, quase de certeza estaremos diante de um paciente acometido pelo câncer de próstata.

Importante ressaltar que esta é uma doença que quando diagnosticada precocemente tem a possibilidade de cura absoluta somente com a cirurgia de retirada da glânduda em 85% dos casos. Mas, infelizmente o preconceito da maioria dos homens quanto ao exame de toque retal leva na maioria das vezes ao diagnóstico tardio e logo de difícil tratamento, resultando quase sempre na morte antecipada dos pacientes, pois pode invadir a bexiga e órgãos intestinais e promover metástase nos pulmões, fígado e cérebro.

Então fica um alerta a todos os homens de que devem se prevenir a partir dos quarenta anos com exames específicos. E os que tiverem casos de câncer de próstata na família, a prevenção deve iniciar bem antes dos quarenta anos pela procura de um especialista para os procedimentos preventivos, evitando assim a morte precoce.

As estatísticas do Ministério da Saúde são alarmentes em relação ao crescimento deste tipo de câncer nos homens, principalmente nos fumantes. Por isso anualmente devemos ir ao médico para fazer o PSA e o toque retal. Sem nos esquecer da adoção de hábitos de vida saudável com uma alimentação balanceada e a prática de atividade física.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques