“O blog está bombando”.

A expressão acima, embutida em recente mensagem de um jovem intelectual de Itacoatiara, nos leva a constatar que em menos de 10 meses de existência este blog realmente caiu nas graças da população. Até o final da manhã de hoje (14.01.2013), o número de visitas totalizava 5.201.

O mundo da globosfera é realmente fantástico e surpreendente. Para quem planejou instalar e manter funcionando um veículo simples, não muito abrangente, despretensioso, apenas direcionado ao seu pequeno mundo, é gratificante, emociona mesmo, vê-lo crescer e avançar progressivamente. Acertamos na previsão de que este cantoneiro informativo, educativo e cultural formularia parcerias com o público externo estimulando o debate dos problemas de Itacoatiara e regionais. E o milagre aconteceu; os números o confirmam.

Criado em meados de abril do ano passado, neste e no mês seguinte, por caracterizarem um período de implantação e ajuste, nada foi pontuado. Em junho e julho eram 04, 07, 09 consultas diárias. Do quinto para o sétimo mês os índices ficaram entre 13 e 18. Nos dois meses finais de 2012 houve uma pequena aceleração: 20, 30, 40 visitas/dia. Nos quatro ou cinco dias que antecederam ao último domingo oscilaram entre 50 e 55. E à meia-noite deste mesmo domingo (13.01.2012) foram registradas 61 consultas. Nossa expectativa é a de que, mantida a ascendência dos números, no final de 2013 chegaremos a um total de 20.000 ou 22.000 visitas, o que será fantástico.

Coberto de razão está o jovem missivista itacoatiarense: o blog está bombando. O sucesso até aqui obtido creditamos à consistência e variedade das matérias levados a público, abordando temas gerais em prosa e verso; históricos e culturais, artísticos e científicos. Relevando a colaboração de vários amigos e pessoas gratas de Itacoatiara, destacamos a participação efetiva, no período, de ilustres personalidades, a exemplo do professor José Raimundo Lopes, dos poetas Elson Farias e Max Carpentier e do cientista Euler Ribeiro. Nosso acervo de publicações será enriquecido nos próximos dias com a entrada do cientista e ex-diretor do INPA, Ozório Fonseca. E em atenção e homenagem aos nossos consulentes teremos muito mais…

Neste ano de 2013 o design do blog deverá ser modernizado de molde a conferir-lhe maior e melhor visibilidade. Demais disso, serão preservados seu caráter democrático-interativo e sua linha editorial séria e objetiva, infensa à política rasteira e às futricas.

Importante ampliar o leque de nossos colaboradores e consulentes. Renovamos o convite feito lá atrás, quando da inauguração deste instrumento: venham, participem…

Senhores internautas, sejam bem-vindos!

Favor acessar: franciscogomesdasilva.com.br ou franciscogomes.hist@hotmail.com; contatos também através do celular (092)9988-8305. Obrigado!P.S. Nos próximos meses Itacoatiara completará 330 anos de existência, motivo para seus filhos (natos ou adotivos) comemorarem a data magna com muita alegria e veneração. Em contributo às festividades, ao longo do ano lançaremos dois ou três livros falando sobre a trajetória da Cidade e do Município da Pedra Pintada. Colocamo-nos desde já à disposição das autoridades municipais para colaborar com o sucesso do histórico evento. Importantíssima efeméride não pode passar em branco.
Compartilhar
Francisco Calheiros
Professor, poeta e escritor. Fundador e presidente da Academia Itacoatiarense de Letras. Poema retirado do livro “Canções de novembro e algumas preces”, de sua autoria, e republicado na revista da Academia Amazonense de Letras nº 30, setembro 2011.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui