Todos nós já sabemos da importância da água para o nosso organismo, mas infelizmente não hidratamos corretamente nosso corpo pelo simples fato de não sentirmos sede o dia todo. Ao sentir sede o seu corpo já demonstra sinal de desidratação, por isso é necessário beber pequenas doses de água ao longo do dia.

A água representa cerca de 60% a 70% do peso de um adulto e no prazo de 24 horas esta água é eliminada através da urina, fezes, sudorese e até a respiração. Não imaginamos o quanto a água é vital para o funcionamento do organismo e todo o nosso sistema necessita deste elemento para a realização de cada função.

Especialistas recomendam a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia, mas podemos calcular exatamente a quantidade que cada organismo necessita, basta multiplicar seu peso “corporal por 35ml de água. Por exemplo: Um indivíduo que pesa 60 Kg terá que repor diariamente 2,100 ml de água, somente água, sem contar com sucos, chás e nempensar em refrigerantes.

Com a terceira idade a situação é mais delicada, pois no processo de envelhecimento nosso corpo perde naturalmente mais de 30% da água intracelular, facilitando assim o processo de desidratação, quanto mais idoso, mais desidratado ficamos. Além disso, o paladar também sofre alteração e geralmente há o gosto amargo na boca dificultando ainda mais a ingestão de líquidos. Busque alternativas para que o idoso tome pequenas porções de água desde ao levantar até o anoitecer.

Por vivermos em um clima quente e úmido, nosso corpo aponta rapidamente a necessidade de água, porém muitos trabalham o dia todo dentro de escritório e mal se levantam para beber, pois bem, leve uma garrafa e contabilize a quantidade diária ingerida. Geralmente os copos pequenos possuem 200 ml de água, logo serão necessários no mínimo 10 copos de água por dia para uma boa hidratação.

Atenção, a regra da quantidade de água deve ser restrita aos pacientes que sofrem de doenças cardiovasculares ou de insuficiências renais, estes devem ser acompanhados com medicações específicas e redução de líquidos para não sobrecarregar os órgãos. Atletas de alto rendimento também necessitam de acompanhamento e ingestão maior de
líquidos.

Contudo, a regra é clara, água é vida e o contrário disso é finitude! Água hidrata, faz perder peso; deixa a pele bonita, lubrifica, protege, flui, facilita a digestão, previne cãibras, controla nossa pressão sanguínea, evita pedra nos rins, aumenta nossa resistência física, protege os olhos, regula nossa temperatura corporal, desintoxica o corpo e muitas outras vantagens que você só perde deixando de tomar este líquido precioso. Cuidem-se!

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Euler Ribeiro
*Amazonense de Itacoatiara. Médico, MD. PhD em Geriatria e Gerontologia. Ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal pelo Estado do Amazonas. Fundador e atual Reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade. Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

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