A ideia deste informativo surgiu quando conversava um dia ao telefone com o poeta Elson Farias. Há tempos, eu e meu erudito conterrâneo construímos o hábito de jogar conversa fora. Dia sim, dia não, compartilhamos dicas de política, história, cultura e ainda resvalamos para os assuntos pertinentes à Itacoatiara. Se de há muito a elegi como tema central da minha atividade literária, procuro estar sempre ligado, conectado com ela. Então, por que não fazer um blog?

Assim é que, ante a expectativa de se criar um veículo de prestação de serviços, um cantoneiro da Cultura do Amazonas e especialmente da velha Serpa, surgiu este canal de “conversa” por escrito. Interativo, noticioso e ao mesmo tempo analítico, está aberto a qualquer público. Tal qual uma Inúbia, designação poética do Membitarará, instrumento musical e de comunicação utilizado pelos índios tupis-guaranis que habitavam a região do Rio Madeira, onde, no final do século 17, foi fundado o núcleo urbano que deu origem à Itacoatiara, este blog é um espaço adequado para cantar e divulgar a trajetória, os costumes e as tradições da nossa terra. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas locais e regionais. Como sugerido no subtítulo, vai da história às cantigas; da ciência às artes; temas gerais em prosa e verso.

Além dos sites de quaisquer interessados, convoco a caminhar conosco as redes sociais, isto é, todo e qualquer grupo de pessoas ou entidades associadas com o intuito de compartilhar ideias, dados e informações sobre assuntos de interesse comum, e de promover o diálogo sobre tais questões.

De minha parte, serão posts diários, artigos e notas com dicas para estabelecer uma troca de ideias e incentivar a interação. Estimaria que me questionassem quando estiver discorrendo sobre um fato ou tema específico, homenageando uma personalidade do passado ou um vulto popular, descrevendo um causo, um acidente geográfico ou um acontecimento meramente urbano ou rural. Qualquer que seja o assunto, o razoável é que sua intervenção seja imediata. Proponha emendas aos textos, corrija-os, atualize-os e os enriqueça com novos dados bibliográficos; discorra sobre a rua onde você nasceu; fale de sua família e daquele parente que se destacou honrando Itacoatiara; descreva a sua chegada à cidade (se não for nativo dela); envie-me dados e imagens de pessoas ilustres, fotos e mapas do seu bairro, de acidentes geográficos e de locais históricos da cidade e do interior, identificando-os. Enfim, abra a imaginação e dê voz ao seu coração contribuindo para que este blog desde logo se torne um instrumento alternativo para mobilização do público itacoatiarense. Sua participação é importantíssima. Por favor, interaja comigo.

Acesse www.franciscogomesdasilva.com.br ou e-mail: franciscogomes.hist@hotmail.com

28 respostas

  1. Meu Idolatrado Irmão! Parabéns pela feliz e honrosa iniciativa. Tenha certeza que além dos “11”, o Mestre Pedro e a Dona Olívia, lá do alto, estão transbordando de orgulho e deveras envaidecidos de VOCÊ!

  2. Parabéns pela iniciativa, Francisco.

    Nossa terrinha carece de ligação mais íntima com seus filhos mais distantes.

    Grande abraço.

    MAURO LEITE (João Pessoa/PB)

  3. Oi Francisco, que bom poder interagir com vc, afinal Itacoatiara precisa de intelectuais como vc. Terei o maior prazer de conversar com vc sobre nossa terra, cultura e outras ações que possam elevar o nome desse pedaço de chão.

    obrigada.
    Helô

  4. Parabens colega e amigo Francisco por brilhante idéia e maravilhosa iniciativa. Dentro ou fora do MP. vc sempre orgulhou seus amigos. Eu te desejo todo sucesso deste mundo. Um abraço carinhoso.

  5. Sr.Francisco, fiquei tão contente com esse blog. Gostei muito mesmo. O senhor sabe que não sou daqui mas simplesmente adoro conhecer a história desta cidade e das pessoas que fazem parte dela. Sempre fui uma fã sua e nunca escondi isso e muito me orgulho de dizer que sou sua amiga. Sucesso sempre!

  6. Prezado Francisco, o seu blog vem preencher uma lacuna importante no cenário histórico e cultural do Estado do Amazonas. Pois através dele a rica História de nossa Velha Serpa será divulgada para o mundo inteiro, de janeiro a janeiro. E você que da nossa memória é o melhor obreiro, certamente acertou mais uma vez em socializar o seu vasto conhecimento sobre o nosso torrão, através das mídias eletrônicas, mostrando a sua boa performance quanto escritor, historiador e memorialista, colocando-o a frente do seu tempo. Seja bem vindo a rede social, sem duvida é uma das formas mais eficientes para divulgar o seu nome e sua excelente produção intelectual.

    De Frank Queiroz Chaves, seu dileto admirador, seguidor e amigo.

  7. Parabéns meu querido amigo Francisco Gomes pelo lançamento do Blog. Será muito bom poder interagir com você, que eu considero uma enciclopedia viva sobre a história de Itacoatiara. Conte comigo parente!

  8. A primeira palavra são as parabenizações por mais uma de suas muitas iniciativas em favor da cultura (tão violentada, infelizmente). Precisamos de espaços como este, que abra a discussão de temas importantes, e que traga à baila manifestações e contribuições para o enriquecimento dos bens imateriais: os costumes, crenças e saberes populares. Francisco Gomes, meu irmãozão, como o chamo, Você é uma mente rara e que SABE FAZER MERECER os nossos aplausos! Aquele aperto de mão! Conte comigo!

  9. Olá querido amigo!

    É sempre um prazer fazer contato com você e agora com essa iniciativa maravilhosa vai ser mais fácil saber das suas novidades e também contar as nossas, foi uma ótima ideia o blog, ADOREI!!!! Parabéns e conte sempre comigo!

    Abraços,

    Edy

  10. Ilustre cidadão Itacoatiarense. Ao longo dessa caminhada, aprendi que não é muito fácil trilhar esse caminho que o senhor escolheu! Estar em uma cidade onde não há projetos culturais efetivos, mas quero lhe dizer o Senhor conseguiu, o senhor venceu! Isto é para nós artistas e educadores muito bom. Qdo olhamos para a sua trajetória aprendemos que vale a pena estudar, trabalhar, escrever e não desistir. A nossa história esta sendo escrita por alguém que ousou sonhar e ir além dos sonhos, fazer de sua cidade Itacoatiara uma biblioteca ambulante e de cada morador uma “prateleira itinerante”.Valeu, historiador Francisco Gomes.

  11. Os filhos da terra carregam no seu sangue a honra de ter suas raízes fincadas no passado glorioso de seus ancestrais.
    Obrigado por sua iniciativa professor.

  12. Mestre Gomes, a sua iniciativa em criar este Blog vai alcançar, pela força da rede mundial de computadores, um número muito maior de pessoas. É uma oportunidade ímpar de falar sobre ‘os homens e coisas de Itacoatiara”. Poucos homens no mundo dedicaram-se tanto em documentar a História de sua cidade como o faz e já são quase 50 anos. Itacoatiara é esse encanto: enquanto uns a abandonam e desenvolvem a política do retrocesso, outros a cantam em versos, outras escrevem livros de História, como é o seu caso. Quero, de público, agradecer os ensinamentos e dizer que o seu trabalho não está sendo em vão. Parabéns pela iniciativa e por essa obsessão por Itacoatiara.

  13. Há aqueles que buscam riquezas e honrarias a todo custo, mesmo que isso signifique sacrificar os princípios basilares da humanidade que são a ética e a lealdade. Entretanto, existem pessoas que transcendem a tudo isso e que deste cedo percebem seu propósito na terra. PAI, você é uma dessas pessoas prodigiosas, pois com muito sacrifício e sem almejar nenhum ganho econômico, perpetuou a HISTÒRIA de sua sempre amada VELHA SERPA. Esse é um ano muito especial para ITACOATIARA e mesmo que muitos ignorem a importância de nossa terra, você nunca deixará de amar o seu ofício, qual seja, escrever, debater e transmitir conhecimento, adjetivos esses que só um imortal da ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS possue. Encerro deixando uma frase dos sábios latinos, que penso sintetizar a sua imensa e ainda em construção obra: FINIS CORONAT OPUS.

  14. Oi Francisco!
    Acredito que seu blog, poderá contribuir com a cultura de Itacoatiara, vou divulgá-lo para os alunos da Ufam, para que eles possam interagir com vc, que certamente tem muito a contribuir conosco.
    abraço
    Helô

  15. Caro Francisco, me permita utilizar este nobre espaço para divulgar um interessante evento que diz respeito à história e cultura de Itacoatiara.

    “O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Centro Cultural Velha Serpa convidam toda a comunidadae para participar, às 19:00 horas de terça-feira, dia 28 de maio próximo, da solenidade de abertura da Mostra de Arqueologia e Patrimônio no Baixo Urubu, no Centro Cultural Velha Serpa, localizado na Rua Borba, s/n, Itacoatiara.
    A exposição ficará aberta ao público entre os dias 29 de maio e 14 de junho, e apresentará um acervo de peças oriundas de sítios arqueológicos trabalhados pelo Projeto Baixo Urubu, que desde 2009 desenvolve atividades de pesquisa e difusão científica nos municípios de Silves e Itacoatiara. E contará também com acervos resultantes de coletas feitas por moradores locais”.

  16. Lembro-me de quando eramos crianças. Costumávamos viajar com frequência para Itacoatiara. A distância da viagem era necessária para esquecer o stress da cidade, o caminho era tortuoso para visualizar-mos todas formas de vegetação e relevo que não era comum na cidade, as paradas eram necessárias para saborear-mos as delicias locais, em especial o “pé de moleque”. Chegava-mos cansados mas a recepçao dos tios Francisco Gomes, Gutenberg Gomes e Raimundo Gomes nos energizava. O dia seguinte era marcado por um café da manhã digno de hotel cinco estrelas, não havia nada parecido em Manaus. Como era gostoso o bolo de macaxeira da tia Fátima. Como era bom o convívio com os primos Fabio, Frank e Fabiane. As noites eram longas com tantas brincadeiras. Na volta para casa Pedro Gomes dirigia como um navegante em calmos rios. Quando chegava-mos, Manaus parecia tão pequena, tão paradisíaca, tão chata.
    Isso é Itacoatiara, cidade de boas recordações e mãe de pessoas extraordinárias.

    1. Dr. Francisco Gomes,”A tribuna é o palco, povo o espetáculo e o orador o ator”
      O espetáculo vai começar!
      Elegantemente postado na tribuna do povo, respira fundo e vai à oratória cumprimenta os presentes, destaque para composição da Mesa com adendo especial à Desembargadora Dra. Marinildes Cerdeira de Mendonça Lima, conterrânea e amiga do homenageado. Auditório ambiente seleto compatível à finalidade,os presentes confortavelmente instalados ansiosos em suspense para ouvir o ínclito orador oficial.
      Simplesmente ridículo a descortesia do Presidente da Câmara Municipal Dr. Raimundo Silva,o considero homem elegante e de bom senso foi antiético incompatível à realidade sem o traje passeio exigível para momento tão solene.
      O orador foi feliz e oportuno, o seu discurso ficou nos anais da Casa para posteridade. Comoveu a todos os presentes, ovacionado e aparteado constantemente com aplausos calorosos, sua grande musa inspiradora foi sua terra natal Itacoatiara, abordou temas sobre sua economia desde a época do extrativismo quando influenciou, sem contestação na receita do nosso Estado, falou de tudo um pouco,o tempo exíguo para o conteúdo de sua fala.Tornar-se-á mais interessante ler o livro 330 anos de Fundação da cidade de Itacoatiara,
      de sua autoria. Deus vai atender aos nossos apelos, vai prorrogar o ciclo da vida para todos nós e apreciar o Dr. Francisco Gomes historiar nossa história, feliz de um povo que tem história pra contar.

  17. Caríssimo amigo, como custei a ti encontrar! Não nasci em Itacoatiara, mas, meu coração está na Velha Serpa. Fomos colegas de trabalho no Velho SESP. SESP de José Aldo Pascoal; de Yolanda; de Raimunda; de Sebastião Lobato; de Maria Celi; de Clodoaldo; de Afonso Mauro; de Dirce; de Nice; Sandoval Edmundo; de Alberto Mendes; de Idalina; Luizete; de Luzinete; e, tantos outros colegas. Ah! de Saudades que eu tenho!… Acompanhei de longe até um certo tempo, a tua trajetória estudantil e política. Torci por ti quando tentavas entrar na politica. Preparado que és culturalmente, não podes renunciar a luta em busca dos teus ideais. Os leves cabelos grisalios que ostentas, é o símbolo do GIGANTE da CULTURA que dormita em tua alma. Um grande abraço meu Amigo Francisco Gomes, como foi bom te encontrar de novo…
    José Baptista de Lima

  18. Baptista, meu amigo, meu irmão.
    Felicíssimo por este contato inicial. Manda-me urgente teu e-mail.
    Precisamos falar do velho SESP (ah, lá se foram
    quase cinquenta anos!!!), da vida, das coisas que
    cercam nosso coração. Manda-me, urgente teu e-mail
    Fraternal abraço

  19. Olá Sr. Francisco Gomes,

    Lembra que no dia do lançamento da cartilha do inventário do IPHAN lhe pedi um exemplar do seu livro Câmara Municipal de Itacoatiara (Sinopse histórica), 2010 para a Biblioteca da UFAM de Itacoatiara-am. Sou bibliotecária aqui da UFAM de Itacoatiara e não temos este título seu. Se o senhor puder nos doar um exemplar. Agradecemos. Katiane Campos Nogueira. Bibliotecária -UFAM- Itacoatiara-am

  20. Cheguei para continuar te admirando neste espaço ,como um ícone de dedicacão para com nossa Amada Itacoatiara! Abraço

  21. Olá Dr. Francisco Gomes,
    Nós, filhos queridos de nossa Amada Itacoatiara, sentimo-nos todos agraciados e muito Felizes com esta oportunidade de interagir neste blog, e assim conhecer ainda mais a nossa rica história, contada por muitos, mas poucos com tanto saber e profundo conhecimento da verdadeira história. Serei mais um seguidor apaixonado, pois muito me encanta conhecer e conversar assuntos de nossa Itacoatiara, este berço que trazemos no coração e que por isso queremos todos vê-la alegre, bonita, moderna, onde a ética e a moral sejam práticas e costumes de nossa cultura. É assim que vamos construir a cidade dos nossos sonhos e das futuras gerações. Forte Abraço.

  22. Minhas sudações ao Dr. Francisco Gomes e a todos…
    Quero deixar aqui minhas parabenizações ao amigo Dr. Francisco Gomes pela homenagem recebida no último dia 15 de dezembro na Câmara Municipal de Itacoatiara,onde na oportunidade recebeu a Medalha Dr. João Valério de Oliveira de Honra ao Mérito. Foi um momento de muita emoção e que ficará para a história!!!
    Rodrigo Luiz (Presidente do Bairro da Colônia!!

  23. Olá Amigos! Fiquei muito contente em ver as fotos e o relato da festa dos 11 anos da Paróquia do Divino. É muito legal acompanhar estas notícias proporcionada por este blog, uma vez que não tivemos a oportunidade de nos fazer presente. Tenho por aquela Igreja um carinho e amor muito mais que especial, pois ali ainda como menino brinquei muito pela praça, saltando com varas de banco em bancoe almuitas vezes de banco para a mesa, infelizmente demolida; soltando papagaios e aqui foram muitos, além de construir inúmeras amizades que trazemos até hoje. Cresci e vivi naquele local bons e inesquecíveis momentos da minha vida, além de naquela igreja ter tido a graça de receber muitas Bençãos pessoal e Familiar.
    Parabéns a Comunidade! Parabéns ao bairro/moradores! Parabens aos Amigos e a todos que ajudaram na realização da Festa! Parabens ao Amigo Francisco Gomes que por este blog nos dá o prazer em reviver estes momentos maravilhosos. abraço a todos.

Os comentários estão desabilitados.