A fama do açaí se espalhou pelo Brasil e hoje podemos adquirir o produto com facilidade em qualquer estado brasileiro, por um lado fico feliz, por outro preocupado, pois estamos consumindo este superfruto de forma incorreta e desperdiçando os inúmeros benefícios que o mesmo pode nos proporcionar.

O açaí é considerado um superfruto pois possui uma composição nutricional (vitamina C, vitamina B 1, fibras, potássio, cálcio, outros.) que auxilia na manutençãoda fisiologia corporal e também agrega diversas moléculas bioativas. Os estudos realizados pela Universidade Aberta da Terceira Idade em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria apontaram importantes efeitos nutrigenômicos do açaí como: ação antioxidante, anti-inflamatório, efeito protetor do sistema nervosó, incluindo ação positiva em doenças psiquiátricas como a depressão, transtorno bipolar e até a prevenção do Alzheimer.

Outros estudos sugerem que o consumo rotineiro do açaí pode equilibrar os radicais livres das células combatendo as moléculas que causam prejuízo ao longo do envelhecimento, sendo assim, tomar açaí todos os dias além de proporcionar disposição por seu alto teorenergético, promove também saúde para nosso organismo e pode nos livrar de várias doenças degenerativas.

Tradicionalmente as comunidades ribeirinhas tomavam o açaí somente com mel em forma de suco ou vinho e quando não tinha meltomavam sem açúcar apenas com farinha. Em outros cantos da Amazônia incorporam outros alimentos como castanha, xarope de guaraná, e até comidas salgadas como é feito tipicamente no Pará, porém com a expansão da urbanização trouxemos este hábito para a cidade e hoje temos um alto consumo de açaí em todas as capitais brasileiras e este consumo sofreu algumas variações.

E você?Comotem tomado seu açaí? Fazendo meu papel de chato informo que estas atuais variações de consumo do açaí (leite condensado, leiteem pó, frutas e açúcares) podem prejudicar o organismo com excesso de calorias e açúcares.

Com a globalização do alimento, muitos utilizamcorante, estabilizantes artificiais para o produto durar e assim perdemos todos os benefícios para as células.

Observamos muitos atletas ingerindo grandes quantidades para compensar as atividades física, cuidado, o equilíbrio é necessário. Para que haja um sistema equilibrado é necessária uma alimentação saudável para nosso organismo tirar proveito de cada nutriente.

Por fim, não posso deixar de citar os cuidados com a aquisição do produto, principalmente em nossa região que se pode adquirir em qualquer esquina, precisamos ter o cuidado com a higiene do local para evitar a transmissão da Doenças de Chagas e consumir este maravilho fruto amazônico da forma mais natural possível para proporciona mais saúde e qualidade e vida em nosso-corpo!

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui