Entre os dias 15 a 19 de julho de 2019 na Casa de Brialmont cisterciense (Tilff) em Liège – Bélgica participamos da linda vivência de mais um encontro internacional. Estávamos como Associados Missionários e Irmãs Consagradas do Brasil, Vietnã, Cabo Verde, Eslováquia, França, Grã-Bretania, Alemanha e Bélgica. Foi tudo conduzido com muito carinho pela equipe organizadora que nos fez a apresentação do local, do tema, das etapas da sessão, dos participantes.

A visita a escola ND Jupille com a recepção do Presidente do Conselho de Administração e apresentação do projeto educacional da escola. Depois reflexão sobre a leitura dos sinais dos tempos pelo Pe. Benoit Hauzeur. No segundo dia tivemos a apresentação do professor Bernard Feltz sobre as “questões filosóficas e éticas da crise” e em seguida trabalhos em subgrupos.

Visitamos a Mina Blégny Trembleur uma experiência impressionante que nos fez por um instante participar do trajeto de sofrimento e glória de tantos trabalhadores e famílias que trabalharam duro na Mina. No terceiro dia sob a visão de extractos do filme HUMAN seguido de partilha em grupo na realização grupal de uma aldeia “justa e humana” abordando-a sob seus vários aspectos de funcionamento. Em seguida a palavra ao Pe. Benoit Hauzeur “na Bíblia, o que é um mundo justo e humano?”.

No quarto dia tivemos a apresentação das atividades da congregação, dos Associados Missionários e visitas a várias associações de campo cujo trabalho promove a inserção na vida. E no último dia compartilhamos as realidades semelhantes de nossos países, as ações concretas que do podemos fazer, o que esperamos dos outros países. E a concretização na Eucaristia.

Compartilhar
Olivia Joice
*Natural de Itacoatiara/AM. Técnica em manejo florestal. Arquiteta. Membro da Coordenação Nacional dos Associados Missionários da Congregação de Nossa Senhora Cônegas de Santo Agostinho, desenvolve planeja Missão nas Comunidades. Apoiado as Catequistas no acolhimento de crianças nos encontros de catequese. Participa de Ações Ecumênicas e Natal Solidário. Secretária da ASMOBAN - Associação de Moradores de Novo Remanso do Município de Itacoatiara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui