O nosso 4˚ Encontro Internacional dos Associados Missionários irá acontecer na Casa de Brialmont Cisterciense (Tilff) nas alturas de Liège  Bélgica no período de 15 a 19 de Julho de 2019, onde iremos refletir sobre o tema “Juntos por um mundo mais justo e humano” sob o acompanhamento do Padre BenoîtHauzeur, que tem várias responsabilidades pastorais no Vicariato de Bruxelas, sendo assim nos ajudará a dar um fundamento teológico à nossa reflexão. Na oportunidade, também ouviremos o professor Bernard Feltz da Universidade deLouvain-la-Neuve e encontraremos em Jupille o diretor Sr. Herin e iremos visitar algumas associações que visam trabalhar por um mundomais justo e humano, em uma atmosfera amigável e fraterna que nos permitirá conhecer a experiência de cada um. Como em todos os encontros, haverá momentos de partilha, de oração, e espaços criativos.

Sou Olívia Joice Mousinho da Rocha, tornei-me Associada Missionária da CNS-CSA em Aparecida do Norte – SP no dia 12 de setembro de 2013 e tenho como padrinhos e incentivadores espirituais o Sr. José Revers Sobrinho e a Sra. Nely Zaffari. Hoje junto a mais cinco Missionários, faço parte da coordenação nacional e fui indicada para representar os Associados Missionários da Amazônia apresentando todas as atividades desenvolvidas pelos grupos regionais. Para mim é motivo de grande alegria poder partilhar nossas ações e a paixão por este Projeto que é a abertura de um novo caminho junto as irmãs consagradas para este serviço voluntário de evangelização acreditando nos carismas da congregação por meio de seus fundadores Madre Alix Le Clerc, Pe. Pedro Fourier, Santo Agostinho.

Para a participação no 4˚ Encontro Internacional dos Associados Missionários, estou indo junto a mais seis membros abaixo mencionados:

Rosangela dos Santos Soares – Amazonas

Aline Rodrigues, Leodirce Scain Golin e Janete Scain – Rio Grande do Sul

Rodrigo de Sousa Nascimento – Ceará

Adailton Moreno Ferreira – Cabo Verde

Somos um total de 259 Associados Missionários distribuídos em Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Cabo Verde, São Paulo e Amazonas. No Amazonas temos grupos em Manaus, Maués e Novo Remanso. Em São Gabriel da Cachoeira contamos com uma Associada.

4˚ Encontro Internacional dos Associados Missionários

Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho

Participantes do Encontro: há 40 inscritos do Vietnã, Brasil, Cabo Verde, Eslováquia, França, Grã-Bretanha, Alemanha e Bélgica.

Programa da semana:

Segunda-feira 15

Manhã: Apresentação do local e do tema

Apresentação das etapas da sessão

Apresentação dos participantes

Apropriação do tema por jogos

Tarde: Visita da escola ND Jupille com recepção pelo Presidente do Conselho de Administração e apresentação do projeto educacional da escola.

Noite: Leitura dos sinais dos tempos pelo padre BenoîtHauzeur

Terça-feira 16

Manhã: Apresentação do professor Bernard Feltz “Questões filosóficas e éticas da crise”, seguida de um trabalho em subgrupos.

Tarde: Visita da Mina BlégnyTrembleur

Noite: O que podemos fazer com equipamentos de recuperação?

Quarta-feira 17

Manhã: Visão de extractos do filme HUMAN seguido de partilha em sub e / ou grande grupo.

Tarde: Na realização grupal de uma aldeia “justa e humana” e abordá-la sob seus vários aspectos de funcionamento (poder de decisão, suas regras de vida, sua moeda, etc ….

Palavra para BenoîtHauzeur: na Bíblia, o que é um mundo justo e humano?

Noite : visita cultural

Quinta-feira 18

Manhã : Apresentação sobre a Congregação. Trabalhe em subgrupos após a apresentação da manhã.

Tarde : Visitar várias associações de campo cujo trabalho promove uma boa inserção (re) inserção na vida.

Noite : jogos de tabuleiro ou apresentações de países.

Sexta-feira 19

Manhã : O que eu mantenho visitas, compartilha de realidades semelhantes no meu país. É transferível ?

Ações concretas que eu posso fazer, o que eu espero de outros países, concretização na forma de intenções ou ações de graças pela Eucaristia.

Tarde Eucaristia

O padre Benoit Hauzeur acompanhará todo o passo e pontuará cada dia com pequenas leituras bíblicas.

Durante a semana, cada país será solicitado a preparar a oração de um dia.

Para a animação: realização de um modelo de aldeia “justa e humana” confiamos em você e pensamos que o anúncio desta atividade colocará sua imaginação para encontrar idéias, materiais (duráveis e leves) quem podem responder concretamente a esta atividade.

Associados Missionários da CNS-CSA – Manaus-AM, 30∕06∕2019

Ainda referente aos últimos detalhes sobre o Encontro Internacional em Liéje – Bélgica 2019, reunimos hoje na casa dos Missionários James & Léo e após um delicioso café da manhã partilhado, onde também pudemos vivenciar uma roda de conversas, fizemos um ensaio para a realização da Mística sendo a proposta uma oração com o rosto Amazônico.

Logo após fizemos um repasse dos slides que estamos preparando para a possível apresentação, nos atentamos há alguns ajustes quanto a contextualização a qual iremos mencionar nossas atuações como Associados Missionários dando ênfase ao Sínodo para a Amazônia pois nossas ações já refletem a inspiração do Papa Francisco a realidade Amazônica. Uma “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”.

Em nossas Regiões Agimos com esperança de um “… mundo mais justo e humano”. Portanto sob o olhar dos tópicos do Sínodo, pontuamos nossa apresentação em:

Conhecer

As comunidades em seus territórios (Brasil e Cabo-Verde) com suas necessidades buscam com esperança nas riquezas das plantas medicinais e no conhecimento na cura pelas terapias naturalistas.

Reconhecer

Nossas lutas, resistência e resiliência contra a exploração socioambiental.

Conviver

Na espiritualidade do ecumenismo, diálogo inter religioso e cultural, na defesa da casa comum e dos bens da casa comum.

Defender

A Amazônia, a vida, a biodiversidade, nossas terras, justiça e igualdade de direitos.

Na oportunidade com o espírito de amor e gratidão por todo trabalho em doação desenvolvido ao longo destes dias, recebi o envio a Missão através da linda oração feita por cada Associado presente. E assim seguimos com todos os preparativos para nossa apresentação em representatividade dos 259 Associdos Missionários CNS-CSA.

“Laudato Si”, Louvados Sejas pela grandiosidade que nos traz a Missão do “fazei todo bem possível”.

Compartilhar
Olivia Joice
*Natural de Itacoatiara/AM. Técnica em manejo florestal. Arquiteta. Membro da Coordenação Nacional dos Associados Missionários da Congregação de Nossa Senhora Cônegas de Santo Agostinho, desenvolve planeja Missão nas Comunidades. Apoiado as Catequistas no acolhimento de crianças nos encontros de catequese. Participa de Ações Ecumênicas e Natal Solidário. Secretária da ASMOBAN - Associação de Moradores de Novo Remanso do Município de Itacoatiara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui