Manaus, 29 de março de 2024

Ensinar a aprender

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Durante duas décadas selecionei alunos (as) das escolas públicas estaduais, em Manaus, para projetos desenvolvidos pelo INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia que elesjá entravam ‘preparados’ na questão metodológica, prontos para desenvolver pesquisas coordenadas pela Drª. Claudete Castanhede do COTEI – Coordenação de Tecnologia e Inovação, pesquisadora de ponta desta conceituada instituição científica. Era uma apostila atualizada, de dois em dois anos, conforme regras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Utilizava a metodologia para contemplar os estudantes… Sempre lecionei a disciplina História, para as modalidades de Ensino Fundamentale Médio tendo, como objetivo, a normatização dos trabalhos escolares, objetivando ser uma ferramenta a mais para ser usada em sala de aula. Naquela instituição os discentes recebiam uma bolsa durante um ano como Jovem Cientista e, após, comprovada a avaliação de desempenho, passavam para a categoria de Jovem Pesquisador em que o valor dobrava e a responsabilidade também. Era um programa que contribuiu para a informação e formação daqueles que desejavam chegar a Universidade, além de oportunizar ao jovem treinamento e gerar uma pequena renda para sua família.

Atualmente é impossível o professor usar esta estratégia, visto que o Governo Wilson Lima prefere jogar nosso dinheiro no lixo, contratando festas onerosas para o erário público para celebração do Dia do Professor em que apenas alguns gestores se deleitaram com a promoção da política do pão e circo mambembe que promove. É claro que os professores não foram vistos que a maioria não deseja ser conivente com o estado de coisas pela qual passa a educação amazonense. O TCE – Tribunal de Contas do Estado deve imediatamente agir para que não ocorra caso de insolvência, enquanto os cofres da SEFAZ desmentem os fatos. Nem o açaí, considerado o ouro negro e como alimento funcional, está sendo servido mais nas escolas. É por isso que ele foi destaque na marchinha da BICA – Banda Independente da Confraria do Armando, no início deste ano com o tema Jacaré-tinga do Grão-Pará – Ninguém é Leso, de Mãos Dadas Pra Mamar.

Aprendendo a pesquisar

A Pesquisa Escolar, que é a ação de buscar, de procurar diligentemente, investigar cuidadosamente, visa fazer com que o aluno:

Estude de forma independente: adquira e aumente seus conhecimentos, solucione problemas e esclareça dúvidas;

Pergunte: O que?(a ação); Quem?(o agente); Quando?(o tempo); Onde?(o lugar); Como?(o modo) e, Por que?(motivo), sobre o objeto de estudo.Lead = Lide: 1ª parte da notícia e 1º parágrafo em destaque de uma reportagem.

Análise determinado assunto sob vários pontos de vista, desenvolvendo seu espírito científico e o hábito de estudo;

Use adequadamente uma bibliografia (biblioteca), familiarizando-se com consultas a fichários, catálogos, índices, dicionários, atlas, enciclopédias, livros, revistas e jornais, compartilhando informações;

Acessea internet como ferramenta básica ao projeto de estudo e, ao produzi-lo, comprove a veracidade das ideias e das fontes, com base na ciência e na Ética, evitando os crimes cibernéticos, como o plágio;

Exercite a habilidade de relacionar, de interpretar e sintetizar ideias principais;

Desenvolva o pensamento crítico e o gosto pela leitura, aprenda a elaborar ou reescrever dados; adquira a capacidade de aprender a aprender, aprender a ensinar e ensinar a aprender.

Resumo de capítulo de livro

Objetivo: Aprendizagem na elaboração do Resumo, através da discriminação entre o que é essencial e o que é circunstancial; apreensão das ideias principais e passagem delas para a escrita “Sintética”.

Pesquise todo o capítulolendo: OSumário ou Introdução se houver; título, subtítulos, ocasionalmente um parágrafo e alguma sentença, a Conclusão.

Leia atentamente todo o capítulo: Anote as palavras desconhecidas, procure-as no dicionário, releia novamente os trechos onde estas palavras figuram, verificando o que leu e esclareça, com o professor ou com outras pessoas, suas dúvidas.

Releia, mais ativamente: Separe os dados essenciais dos secundários, sublinhe as ideias centrais (principais) de cada tópico ou parágrafo, verifique a relação de uma ideia com a outra, selecionando as ideias afins, fundindo-as em uma só, anotando o mais importante, interrompendo a leitura periodicamente e tentando repetir tudo com as próprias palavras, interpretando quadros, gráficos e outras ilustrações e só inicie o esboço  após a compreensão completa do texto.

Sintetize as ideias do autor: Use as suas próprias palavras, mas não deturpe ou extrapole o que você escreveu, redija novamente o que ficou truncado ou confuso, retire as ideias repetitivas, corrija os erros de sintaxe e ortografia, dando corpo ao esqueleto do trabalho. O resumo deve ser enxuto, simples e objetivo, formatado na fonte Arial 12, espaço 1,5, justificado.

Prime pela qualidade, utilizando o padrão ABNT. Agora, dê um título ao seu Resumo.

Escreva a referência bibliografia e a webgrafia (auxiliar na elaboraçãoda referência, valorizando o esforço do estudante).

CORPO DO TRABALHO

Arte final

Nesta fase, o aluno deverá aplicar todas as normas aprendidas sobre comoPesquisar e Resumir:

A Pesquisa Escolar deve apresentar lógica, precisão, sequência e linguagem clara.

Faça a identificação: 1.Capa: Instituição macro e unidade escolar; nome da disciplina; local e data; 2. Folha de Rosto: nomes dos alunos (as); Título da pesquisa; descrição do trabalho, critérios de avaliação e nome do professor; local e data;3. Introdução; 4. Sumário; 5. Pesquisa; 6. Resultados Esperados; 7. Referências.

Sumário: Identificação das principais divisões do trabalho escolar.

Introdução: Indicação dos objetivos com a apresentação do assunto e/ou tema e problemática analisada.

Desenvolvimento propriamente dito (pesquisa): Exposição das ideias, argumentos e raciocínios, com a tomada de posição do autor/aluno, diante de um problema proposto.

Resultados Esperados: Opinião pessoal (individual ou de grupo) sobre o trabalho elaborado, procurando dar uma ‘solução’ ao problema levantado, contendo síntese dos segmentos anteriores –Introdução e Desenvolvimento (pesquisa).

Referência Bibliográfica.

Avaliação de Desempenho: postura, organização, norma culta, criatividade, contextualização e objetividade.

 

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Alírio Marques