Você seria capaz de controlar o seu estresse?

0
643

“Nunca deixe de dormir o sono completo, pois a fadiga, por não ter dormido corretamente, vai liberar catecolaminas que podem até matar você”

Nos dias atuais é praticamente impossível não viver situações de estresse, sejamos jovens, adultos ou idosos. Porém aqui vão algumas sugestões que se forem aceitas e colocadas em prática serão capazes de aliviá-los.

Não faça ao mesmo tempo múltiplas tarefas. Por que dirigir usando o celular se você poderia estar tendo uma boa prosa sentado com o amigo degustando um bOIJ1 café? Mude o pensamento de dez coisas ao mesmo tempo para uma de cada vez. Nunca deixe de completar uma tarefa antes de iniciar outra. Se fizeres tudo com muita atenção qualquer tarefa será completada em menos tempo e corretamente dando no final uma sensação de relaxamento e bem estar.

Não se debruce sobre os crimes e as catástrofes do mundo todo tempo. Não fique exclusivamente lendo e ouvindo o noticiário de violência. Se algo de importante acontecer, você com. certeza saberá a qualquer momento pelos outros, escute mais músicas relaxantes no rádio do seu carro em vez de ligar justo em músicas excitantes e prejudiciais à saúde. Você sabia que pesquisas realizadas na Inglaterra comprovaram que a música relaxante é capaz de reduzir a pressão arterial? Então evite, o quanto for possível, se deixar possuir por música estridente e eletrônica, que não só aumenta comprovada mente a pressão arterial como pode levar você a um estresse agudo fatal. Também evite tabaco, bebidas alcoólicas em excesso e drogas.

O estresse com liberação de catecolaminas como a adrenalina, o cortisol e a noradrenalina se deve a reação de acontecimentos externos que não te dizem respeito, fuja disso. Quando em determinado momento o que esteja acontecendo ao seu redor o incomodar, faça uma reflexão, será que vale a pena eu me importar com isso? Esta sensação desagradável do estresse me trará alguma recompensa? Logo se dará conta que a resposta para essas duas perguntas será sempre não!

Nunca deixe de dormir o sono completo, pois a fadiga, por não ter dormido corretamente, vai liberar catecolaminas que podem até matar você, por não saber lidar com situações estressantes extremas. O relaxamento proporcionado pelo sono o deixará mais resiliente.

Procure sorrir pelo menos 14 minutos por dia, pois, também comprovação científica, o sorriso libera em grande quantidade os hormônios do prazer, tais como a serotonina e a endorfina, que são capazes muitas vezes de relaxar e fugir do estresse mais do que o próprio orgasmo. Viva sempre de bem e aprenda a envelhecer com qualidade.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui