Manaus, 29 de março de 2024

Tontura e sensação de desmaio

Compartilhe nas redes:

Tem sido muito comum nas consultas médicas a queixa de uma sensação esquisita de mareio como se você estivesse em alto mar, cujo balanço dá aquela sensação de enjoo, de cabeça rodando ou de o teto rodar em torno de si.

Logo alguém diagnostica: isto é labirintite! Quem já esteve nesta situação por ao menos alguma vez? O labirinto é composto por nada mais que canais semicirculares dentro do ouvido interno. Este é repleto de líquido, porém, quando alguns motivos tais como resfriado comum, infecção do trato respiratório alto tipo sinusite, hipertensão arterial, tumores que possam comprimir o lobo parietal do cérebro ou até mesmo um traumatismo craniano, podem acabar por alterar o volume do líquido dentro do labirinto. E como este órgão é assessor do equilíbrio juntamente com o centro do equilíbrio na parte anterior das vértebras sacras, podem produzir estes sintomas desconfortáveis.

Contudo, nem todo mareio é labirintite, pois este sintoma só corresponde a 3/100 de todo mareio ou tontura. Portanto, aparecendo este sintoma temos que procurar imediatamente por cuidados médicos especiais, porque existe outra patologia que mais comumente pode produzir mareio com sensação de desmaio e, neste caso, estaremos à frente de HIPOTENSÃO de Postura. E o que é isto?

A maioria das pessoas que passaram dos quarenta anos, que abusam de NaCi, o conhecido “sal de cozinha”, descompassam o sistema de saída do sangue do coração e aumentam a pressão na rede vascular periférica. E aí diante de qualquer mudança de posição, por exemplo, se você estiver deitado com pressão arterial normal em torno de 120/80 mim de Hg e tentar se levantar abruptamente, acaba por fazer a pressão arterial desabar 20 mimHg da pressão diastólica. Com isto haverá de imediato um menor volume de sangue saindo do coração e chegando em menor quantidade de oxigênio no sangue e as células cerebrais, muito sensíveis ao não recebimento da quantidade de oxigênio ideal, apresentam a sensação de desmaio com uma tontura e um barulho ensurdecedor no ouvido.

Logo, muito cuidado com tontura, pois pode ser a baixa de oxigênio no cérebro ou por outro lado também pode ser decorrente da hipoglicemia que é a baixa concentração de glicose no sangue. Como as células cerebrais são alimentadas pelo oxigênio e pela glicose o efeito imediato é tontura, enjoo ou desmaio.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques