Manaus, 28 de março de 2024

Saúde e alimentos saudáveis

Compartilhe nas redes:

Devemos comer com finalidade nutricional de tudo: Proteínas, Gorduras, Açúcares, Vitaminas, Sais Minerais e Fibras.

Contudo, cada um destes nutrientes tem rigidamente que seguir frações de ingestão sem ultrapassar os limites permitidos. Tanto assim que se optarmos única e exclusivamente consumir proteínas teremos sérias consequências negativas em relação à filtração glomerular no rim, levando a sérias complicações de saúde. Se a opção for por excesso de gorduras, teremos deposição inadequada dentro dos vasos com obstrução dos mesmos podendo levar a infartos, acidentes vasculares cerebrais, embolias e outros desvios de saúde que antecipam a ida ao túmulo.

E se for por excesso de açúcares teremos muito provavelmente, obesidade, diabetes, aceleração do envelhecimento por aumento da morte celular. Vitaminas são indispensáveis, no entanto, só para dar um exemplo, o uso abusivo de Vitamina C pode promover câncer de fígado o que é comprovado cientificamente.

As Fibras são necessárias para facilitar a absorção de líquidos no trato digestivo mas o excesso de fibras pode levar à desidratação do bolo fecal e em vez de facilitar a eliminação deste última, vai promover a retenção do líquido e levar a um desvio de saúde sério que é a constipação intestinal.

Temos que procurar comer alimentos frescos mas com qualidade assegurada, pois já imaginou se um de nós tivermos a infelicidade de ingerir alimentos contaminados? Com certeza teremos dificuldades por inflamação e infecção que poderá ser generalizada com dificuldades de recuperação, como no caso de comermos alimentos com bactérias gram negativas que na maioria das vezes também podem levar ao êxito letal.

Logo os alimentos têm quer ser cuidadosamente inspecionados, limpos, cozidos ou assados. Se tivermos que comer alimentos crus, principalmente carnes e ou peixes, teremos que ter certeza que são de boa qualidade e que não irão nos complicar do ponto de vista da saúde.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques