Manaus, 29 de março de 2024

Qualidade de vida depende de você

Compartilhe nas redes:

Envelhecer é privilégio, nascer é uma incógnita, crescer e se desenvolver é um risco. Portanto, o envelhecimento que começa exatamente no momento da concepção, e não ao nascer, vai depender de você continuar a envelhecer proporcionalmente à expectativa de vida que no Brasil hoje é de 77 anos para mulheres e 74 para o sexo masculino. E este crescimento sem aceleração do envelhecimento necessita que a nutrição seja devidamente adequada, que começa com o melhor alimento existente que é o “leite materno” e em segundo lugar, os ovos de aves. Então, dependemos diretamente de proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas, sais minerais e fibras. Tudo proporcional ao processo de digestão, absorção e eliminação dos resíduos negativos. Por este motivo devemos comer de modo proporcional proteínas, ingerir os açúcares em excesso, as gorduras não saturadas e as vitaminas, assim como os sais minerais e as fibras das frutas, também as verduras e os tubérculos.

O fato é que o ser humano vem com o compromisso de perpetuar a espécie, sendo que os homens podem a qualquer momento e até o final da vida fecundar. Mais ou menos em torno dos 35 a 40 anos de idade, começa a aceleração da morte celular por oxidação, a falta de nutrição sanguínea, traumatismos, uso inadequado de fármacos, alcoolismo, tabaco e tantos outros fatores. Portanto, temos que fazer tudo de maneira correta para que possamos envelhecer com qualidade de vida, pois não me parece valer a pena viver mais sem gozar de boa saúde.

O segredo é simples. Uma dieta adequada com a ingestão em pequenas quantidades dos alimentos já citados por seis vezes ao dia, dormir no mínimo seis horas por noite, comer o mínimo de cloreto de sódio e de açúcar de cana, evitando assim doenças degenerativas (como hipertensão e diabetes), praticar uma atividade física, de preferência uma caminhada de no mínimo 40 minutos. Fugir do estresse, pois cada vez que isto acontece são eliminadas na corrente circulatória a adrenalina e noradrenalina, que farão vasoconstrição nos órgãos, principalmente coração e cérebro, que podem promover infato do miocárdio ou acidente vascular cerebral. Sobretudo para evitar um sintoma que ninguém consegue conviver e que compromete a qualidade de vida de qualquer ser humano, que é a DOR!

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques