Mais um livro de Zemaria Pinto

0
3459
A Editora Valer lançará, no próximo dia 2 de março, às 10 horas, o livro A Invenção do Expressionismo em Augusto dos Anjos, do consagrado poeta e ensaísta Zemaria Pinto. Ensaio de crítica literária tratando da vida e obra do grande poeta brasileiro, a obra origina-se da dissertação de mestrado do autor junto à Universidade Federal do Amazonas. Ao tempo em que aplaudimos o trabalho do acadêmico Zemaria Pinto, rogamos votos de pleno êxito à iniciativa da Editora Valer.
Abaixo o release e um convite da obra objeto do lançamento.

 

Convite

 

 

 

Release

 

A Editora e Livraria Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento do livro A invenção do Expressionismo em Augusto dos Anjos, de Zemaria Pinto, que acontecerá no dia 2 de março de 2013, às 10h, na Livraria Valer (Avenida Ramos Ferreira, 1195 – Centro).

         ____________________________________________________________

Em A invenção do Expressionismo em Augusto dos Anjos, Zemaria Pinto faz um ensaio nada convencional sobre um dos maiores poetas da Língua Portuguesa e propõe o Expressionismo, uma das vanguardas artísticas do início do século XX, como chave para a compreensão do autor do Eu.

Segundo Zemaria, o livro, oriundo de sua dissertação de mestrado, mostra que Augusto dos Anjos desenvolveu processos expressionistas antes mesmo dos poetas alemães, que só começaram a dar publicidade à sua produção em 1910 – com a publicação da revista Der Sturm (A tempestade) –, quando o poeta brasileiro estava, havia quatro anos, produzindo sob a luz da nova estética. Zemaria vai além:

“Augusto dos anjos é o mais original poeta brasileiro, mas teve o azar de viver na mesma época que os parnasianos de Bilac e companhia, que dominavam a cena e o detestaram. Quando os modernistas quebraram os paradigmas do parnaso tupiniquim, não tiveram também a sensibilidade de reconhecer em Augusto um precursor de suas ousadias. O povo, entretanto, salvou Augusto dos Anjos, transformando-o em um caso raro de poeta de sucesso. O seu reconhecimento crítico foi lento, ao longo dos cem anos que nos separam da primeira edição do Eu. Hoje, é incontestável.”

A orelha da obra, assinada pelo doutor em Literatura Marcos Frederico Krüger, afirma: “Percorrer as páginas desse livro o enriquecerá e mostrará que a poesia é uma atitude muito eficaz de se posicionar como indivíduo. Você perceberá também que a critica literária exige criatividade por parte de seu praticante. O crítico é, tanto quanto o poeta, um artista”.

 

SOBRE O AUTOR

Ensaísta, dramaturgo, crítico e poeta, Zemaria Pinto é formado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas, onde também fez especialização em Literatura Brasileira. É Mestre em Estudos Literários. Membro da Academia Amazonense de Letras desde 2004, tem outros 13 livros publicados: dois de poemas (Fragmentos de silêncio – 1995, Música para surdos – 2001); dois de haicais (Corpoenigma – 1994, Dabacuri – 2004); uma peça de teatro (Nós, Medéia – 2003); dois de ensaios para o vestibular (em 2000 e 2001, em parceria com o professor Marcos Frederico Krüger), organização de poemas de Octávio Sarmento (A Uiara & outros poemas – 2007), um de teoria literária (O texto nu – 2009), o ensaio O conto no Amazonas – 2011 e os juvenis A cidade perdida dos meninos-peixes – 2011 e O beija-flor e o gavião – 2011, além do infantil O urubu albino – 2011.

Evento: Lançamento de livro

Título: A invenção do Expressionismo em Augusto dos Anjos

Autor: Zemaria Pinto

Editora: Valer

Páginas: 310

Valor: R$ 40,00

Data: 2 de março de 2013

Horário: 10h

Promoção: Livraria Valer

Local: Avenida Ramos Ferreira, 1195 ─ Centro

 

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui