Manaus, 28 de março de 2024

ICET/UFAM destaca doação de livro sobre Itacoatiara

Compartilhe nas redes:

Na manhã da última quarta-feira, 28 de outubro, o historiador Francisco Gomes da Silva visitou o campus da UFAM em Itacoatiara (ICET/UFAM), onde efetivou a doação de um livro raríssimo de sua biblioteca particular sobre a História do Município. Trata-se de “Itacoatiara, estudo social, político, geográfico e descritivo”, editado em 1948 e de autoria do falecido escritor Manoel Anísio Jobim, desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, antigo juiz de Direito de Itacoatiara e ex-membro da Academia Amazonense de Letras. Referido tomo – antes de integrar o acervo da vasta Biblioteca do ICET/UFAM, onde constam outros livros de Francisco Gomes – passará por um processo de restauro.

Conforme o vídeo anexo (disponibilizado para visualização dos nossos ‘visitantes’), a obra de Anísio Jobim foi entregue à Bibliotecária e documentalista da instituição, Katiane Campos, e sua doação originou-se da mensagem de 25/10 (katicampos@ufam.edu.br) que a mesma dirigiu ao doador – e, segundo o historiador Gomes, resulta “importante por que, além de enriquecer o acervo da UFAM/Itacoatiara, objetiva esclarecer os estudiosos e divulgar melhormente o patrimônio imaterial de nossa Itacoatiara”.

Ainda atento à mensagem-solicitação da Bibliotecária Katiane Campos, Francisco Gomes envidará esforços para, em breve tempo, fornecer à UFAM/Itacoatiara duas obras de sua autoria, já esgotadas, “Itacoatiara: administrações municipais, realidade presente” (1970) e “Itacoatiara. Roteiro de uma cidade” (1998), além de outras raridades de sua coleção particular, a exemplo de “O município de Itacoatiara, os inimigos de seu progresso e a sua administração”, do início do século XX, de autoria de Joaquim Francisco de Queiroz, antigo coronel da Guarda Nacional e ex-superintendente municipal de Itacoatiara (1914-1916).

Importa esclarecer que o acervo da Biblioteca do Campus da UFAM de Itacoatiara é especializado em Ciências Exatas (mais de 25 mil títulos sobre Ciência e Tecnologia), porém, democraticamente coloca ao dispor dos comunitários itacoatiarenses vários títulos de Ciências Humanas e, no caso específico, obras sobre a História de Itacoatiara e da Amazônia.

Por favor: não deixe de acessar http://www.icet.ufam.edu.br/?p=1130

Clique aqui e veja a matéria completa na página do ICET

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques