Manaus, 28 de março de 2024

Iatrogenia

Compartilhe nas redes:

Entre os cinco gigantes da geriatria, um deles é denominado de Iatrogenia. Trata-se de um termo derivado do grego “iatro” que significa médico, e “genia” que vem de gerar. Então todas as complicações causadas pela intervenção do médico ou da equipe, com complicações para a saúde dos pacientes, estão relacionadas a esse problema.

Dentro do âmbito de farmacologia, Iatrogenia se refere às patologias e doenças resultantes de reações adversas de um determinado medicamento. E de uma forma geral podemos usar o termo Iatrogenia em todo o tipo de atividade ligada à área da saúde. Também pode aparecer para se referir a danos causados por outros profissionais, como dentistas, terapeutas, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, etc. Da mesma forma, as ações de curandeiros e da medicina alternativa podem ter resultados classificados como Iatrogenia.

As causas da Iatrogenia são diversas e variadas, entretanto, podemos apontar algumas consideradas principais e dentre elas destacamos: erro médico, prescrições médicas com caligrafia indecifrável, negligência médica ou atendimento de má qualidade, suicídio assistido ou eutanásia, qualidade dos hospitais, tratamentos radicais, automedicação, profissionais mal preparados para as funções, interação medicamentosa, transfusões de sangue, entre outras.

Hoje em dia um dos aconselhamentos para os profissionais para evitar a Iatrogenia é a prescrição medicamentosa reduzida para evitar a interação maléfica das drogas, pois todas as substâncias utilizadas na medicação têm uma ação favorável e outra maléfica, que fique bem claro, podendo às vezes as ações negativas se sobrepor às benignas. O profissional tem que saber a farmacologia de cada medicamento e quais as possíveis manifestações secundárias que não beneficiarão o paciente. Até a palavra mal conduzida junto ao paciente pode levar à Iatrogenia da palavra. Por exemplo, se o paciente ouvir um comentário negativo sobre seu estado geral, psicoemocionalmente vai ser gerada a Iatrogenia, levando à depressão e até ao suicídio.

Aqui fica, pois, um alerta para todos, médicos e pacientes, que tenham muito cuidado na clínica quando medicar, quando examinar, quando indicar o paciente para outro profissional, pois qualquer deslize pode provocar prejuízos imensuráveis à saúde do mesmo.

Compartilhe nas redes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COLUNISTAS

COLABORADORES

Abrahim Baze

Alírio Marques