Espaço em busca de apoio

0
1192

clip_image002  

(Cine Theatro Dib Barbosa completa quatro anos de sua reinauguração e resiste, em meio a dificuldades).

 

Único cinema do interior do estado, o Cine Theatro Dib Barbosa, em Itacoatiara, completou quatro anos de sua reinauguração, no ultimo dia 18 de dezembro. Para comemorar a data, neste domingo, 22, acontece um evento no espaço, localizado à Rua Ruy Barbosa, 595. A programação contará com uma alvorada às 5h da manhã, café da manhã, seção de cinema, Papai Noel, dentre outras atrações.

“Atualmente o cinema atravessa sérias dificuldades, por falta de apoio do público e do próprio poder público. Estamos batalhando para manter o cinema funcionando e lutamos contra a indústria da pirataria, pois assim que um filme é lançado em Manaus, esse já é pirateado e vendido livremente pelos ambulantes. Portanto, queremos fazer um apelo ao poder publico estadual e também convidar a comunidade itacoatiarense a prestigiar esse evento pela resistência desse espaço cultural”, afirmou o proprietário, Julio César Dib.

O Cine Theatro Dib Barbosa possui 200 lugares, é todo climatizado, possui projetores de 35mm, lanchonete, e foi reformado para homenagear o seu fundador, Dib Jorge Miguel Barbosa, que nos anos 1950 montou sua primeira casa de cinema no município, o Cine Theatro Cinco Unidos (1955-1975). Depois de 19 anos fechado, a casa reabriu com o nome atual, em homenagem ao seu fundador.

O prédio do cinema abriga um vasto acervo de filmes de 16mm, super 8 e antigas máquinas de projeção, tudo em bom estado de conservação. 

*O texto acima foi publicado no Caderno Bem Viver, página BV3, do Jornal A Critica de 21/12/2013.
Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui