Dom José Ionilton

1
1736

No último domingo de julho de 2017, tomou posse canônica como 4º Bispo Prelado de Itacoatiara dom José Ionilton Lisboa de Oliveira. A celebração foi realizada às 17h30m na Quadra Herculano de Castro e Costa, defronte à Catedral de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira do Município.

Dom José Ionilton nasceu em 9 de março de 1962, na Fazenda Chã, em Araci/Bahia. Estudou Filosofia no Seminário Diocesano de Vitória da Conquista/Bahia e Teologia na Faculdade Beneditina do Rio de Janeiro. Emitiu a profissão religiosa em 21 de janeiro de 1990 e foi ordenado sacerdote em 19 de janeiro de 1992. Ele pertence à Congregação dos Padres Vocacionistas – Sociedade das Divinas Vocações (SDV). Antes de vir para Itacoatiara exercia o vicariato da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe, na Arquidiocese de Feira de Santana/Bahia.

Ordenação do Bispo dom José Ionilton em Araci/Bahia. Foto de 16/07/2017

Na Congregação tem grande histórico de animador e educador vocacional. No decorrer do seu ministério, desempenhou atividades na pastoral paroquial, na animação das vocações, na formação dos noviços e na administração econômica como superior provincial, diretor de comunidade e membro do Conselho Presbiteral de Vitória da Conquista. Já atuou como vigário em diversas paróquias dos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Sergipe. Por três foi membro diretor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Nordeste 3 – Bahia/Sergipe.

O mais novo bispo da Prelazia de Itacoatiara foi nomeado pelo Papa Francisco em 19 de abril deste ano. A vacância neste Bispado deu-se a 9 junho de 2016, quando faleceu dom Carillo Gritti, que esteve à frente da Prelazia por 16 anos. Logo em seguida, o arcebispo metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani, designou o sacerdote Graciomar Gama Fernandes, membro do clero local, para conduzir os destinos da instituição. Neste feliz dia 30 de julho do Ano Nacional Mariano, após um ano de governo interino, coube ao experiente Administrador Prelatício acolher e passar às mãos de dom José Ionilton a chave-símbolo de entrega da Prelazia.

Dom José Ionilton ladeado pelos concelebrantes de sua
posse em Araci/Bahia. Foto de 16/07/2017

Sucede que a ordenação episcopal ocorreu duas semanas antes – na manhã de 16 de Julho, na Praça Nossa Senhora da Conceição do Raso, em frente à Igreja Matriz da Paróquia de Araci – terra natal de dom José Ionilton. O ato solene, que foi antecedido de uma procissão com todos os religiosos saindo da igreja até o palco coberto, construído especialmente para a ocasião, teve inicio quando dom Ottorino Assolari, bispo da Diocese de Serrinha, deu boas-vindas e participou da concelebração, presidida por dom Edgar Moreira da Cunha, bispo da Diocese de Fall River, Massachusetts (USA), brasileiro, natural de Riachão do Jacuípe, e único bispo da SDV – congregação à qual pertence o novo bispo.

Um público com milhares de pessoas tomou toda a extensão do principal logradouro da cidade de Araci. Além de vários outros bispos, estiveram presentes todos os padres da Diocese de Serrinha e de dioceses vizinhas. De Itacoatiara foram: os padres Graciomar Gama Fernandes, André Serrão Gonzaga, Lindomar Barbosa de Souza, Rosiley Pereira de Lima, Alejandro Gollaz Mares e Felipe de Jesus Martinez Navarro, e os leigos Lisette Bouez Abrahim, Maria Goreth de Jesus dos Santos, Francismeri Lira Braga, Jorge Huilamy Rodrigues Brito, Lenine Sebastião Marques e Janderleia Maciel Simões. Além destes, o prefeito de Urucurituba José Claudenor de Castro Pontes.

Multidão presente à posse de Dom José Ionilton em Itacoatiara. Foto de 30/07/2017.

Segundo noticiado por um órgão local, “Em uma celebração marcada pela alegria, o concelebrante dom Ottorino Assolari disse que ‘a Congregação perde um padre, mas o ganha no sentido universal’”. E o presidente da celebração, dom Edgar Moreira, enfatizou: “Sim. Padre Ionilton é o reflexo de uma história, do chamado à fé, à vida religiosa e, agora, ao Episcopado. No novo ministério ele governará, catequizará e santificará o Povo de Deus da Prelazia de Itacoatiara”.

A cerimônia, rica em simbolismo e expressão de pura fé, transcorreu debaixo de forte emoção que envolveu celebrante, concelebrantes e milhares de fieis presentes. Nos ritos desse memorável evento participaram paroquianos e familiares do bispo ordenado com cânticos de entrada e saudações abrindo o momento do acolhimento dos bispos e de todo o povo que foi feito por dom Ottorino. Ultrapassadas as demais etapas do sagrado e imponente ritual, sem dúvida os dois momentos mais lindos e marcantes foi quando o padre José Ionilton aproximou-se do Bispo Ordenante e, ajoelhado diante dele, recebeu deste a imposição das mãos sobre si, gesto que foi repetido pelos demais consagrantes; e quando recebeu o Evangeliário e as insígnias episcopais representadas pelo Anel, a Mitra e o Báculo.

Dom José Ionilton já empossado Bispo de Itacoatiara, com o Báculo à mão.
Foto de 30/07/2017.

O Báculo é o símbolo do serviço pastoral, usado pelo bispo como sinal da sua jurisdição. Com ele em suas mãos, dom José Ionilton foi abraçado pelos seus irmãos, bispos do Colégio Episcopal, e desceu as escadas para participar com todos e com o povo da liturgia eucarística, culminando aquela celebração histórica para a comunidade católica e toda a população do Município de Araci.

Voltemos a Itacoatiara…

Nas primeiras horas da manhã do dia 30 de julho, dom José Ionilton foi recebido por uma enorme multidão à entrada da cidade, no início da Rodovia “Vital de Mendonça”, e em seguida conduzido com uma carreata que passou em torno das principais igrejas de Itacoatiara. Durante todo o trajeto grupos de fiéis católicos o ovacionaram. À entrada da Catedral, que estava totalmente tomada pelo povo, foi recepcionado pelo arcebispo dom Sérgio Castriani, o Administrador Prelatício padre Graciomar Gama, o pároco da Catedral padre Lindomar Barbosa, demais presbíteros, o prefeito Antônio Peixoto e outras autoridades municipais. Após receber a chave simbolizando aquele que é o guardião e pastor da Prelazia, dom José Ionilton abriu a porta principal do templo, alcançou o prebistério, momento em que foi saudado pelo padre Lindomar Barbosa que lhe deu as boas-vindas.

Diante do Santíssimo Sacramento, dom José Ionilton fez um momento de adoração, lembrando que é em nome de Cristo que veio servir aos irmãos e irmãs da Prelazia de Itacoatiara. Na sequência, dirigiu-se aos túmulos de dom Jorge Marskell e dom Carillo Gritti, ofertando flores e também fazendo uma oração pessoal. A seguir, foi saudado pela senhora Lisette Bouez Abrahim, representando os paroquianos de toda a cidade. Ainda recebeu homenagens de um grupo de crianças-hóspedes das duas creches da Prelazia; de outro representando a catequese da Catedral; e de um grupo de catequizandos flautistas. Por fim, dom José Ionilton agradeceu a todos e deu a bênção de despedida. Após a bênção, cantou-se o Hino de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de Itacoatiara.

A cerimônia de posse, realizada ao entardecer, foi o ponto alto deste dia histórico. Além de várias autoridades civis e militares estiveram presentes o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani, os bispos dom Ottorino Assolari, da Diocese de Serrinha/Bahia, dom Giuliano Frigeni, da Diocese de Parintins, dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, coadjutor da Diocese de Borba, dom Marcos Marian Piatek, da Prelazia de Coari, dom Edson Tasquetto Damian, de São Gabriel da Cachoeira, dom Gutemberg Freire Régis, emérito de Coari, dom Adolfo Zon Pereira, da Diocese do Alto Solimões, dom Fernando Barbosa dos Santos, da Prelazia de Tefé, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas e grande número de populares.

No inicio da celebração, o Administrador Prelatício, padre Graciomar Gama Fernandes, saudou o novo bispo com palavras de acolhida. Logo em seguida foi feita a leitura da Bula Pontifícia de nomeação pelo reverendo padre Danilo Monteiro de Oliveira.
A cerimônia foi presidida pelo arcebispo dom Sérgio Eduardo Castriani. O novo bispo foi conduzido à Cátedra Episcopal, onde foi saudado pelo Administrador Prelatício, padre Graciomar Gama Fernandes e em seguida recebeu a manifestação de reverência e obediência, feita pelos sacerdotes da Prelazia de Itacoatiara. A solenidade teve prosseguimento com a concelebração presidida por dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, o qual, após a leitura do Evangelho, dirigiu a primeira Homilia a seus diocesanos.

Após a oração final, dom Marcos Marian Piatek, vice-presidente da CNBB – Regional Norte 1, dirigiu suas palavras de saudação e acolhimento. À noite, foi servido um jantar às autoridades e pessoas gratas na sede do Penarol Atlético Clube.

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigado caríssimo irmão e amigo, Francisco Gomes pela belíssima postagem sobre a posse de nosso novo bispo, D. José Ionilton Lisboa de Oliveira.
    Esteja Nossa Senhora do Rosário, Excelsa padroeira de nossa cidade de Itacoatiara, sempre ao seu lado para lhe conduzir e proteger.
    fraterno e caloroso abraço.
    do amigo,
    Pe. Graciomar Gama Fernandes
    Itacoatiara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui