Desmaios ou Síncope

0
701

“Alerto para que as pessoas dentro de casa ou na rua, ao socorrerem quem desmaiou, lembrem destes mecanismos”

Existem dois tipos de alimentos energéticos celulares, um que é um gás o oxigênio e o outro que é um hidrato de carbono a glicose. Então já sabemos que a célula tem que estar sempre alimentada com estes dois energéticos e na falta de um destes dois alimentos a célula vai perecer.

Quando os indivíduos se alimentam, a fração hidrato e carbono que existe nos grãos, nas frutas, nas massas, que são os açúcares (frutose e glicose principalmente) caem imediatamente na circulação após serem absorvidas no tubo digestivo no processo natural da digestão na presença de um hormônio produzido no pâncreas, que é a insulina, esta que é a chave de abrir as células para receberem a glicose. No processo natural da respiração, o oxigênio do ar inspirado faz as trocas nos capilares dos alvéolos pulmonares com o gás carbônico e cai na circulação e será também de imediato absorvido pelas células que são responsáveis pelo transporte deste gás no organismo.

Quando, porém, existir qualquer distúrbio orgânico impedindo a produção pancreática de insulina, mesmo existindo grande quantidade de glicose no sangue, esta não consegue chegar dentro das células, levando a uma disfunção celular principalmente das células do cérebro. Sem energia o cérebro não funciona e o indivíduo entra num processo de apagamento súbito da consciência e então acontece um evento com queda, que é um desmaio ou síncope. Quando o sangue carregado de oxigênio por alguns destes motivos como obstrução da carótida, obstrução dos vasos basilares cerebrais por aterosclerose, não permitindo que o gás oxigênio chegue às células cerebrais da mesma forma esta hipovolemia levará também a desmaios ou síncope. A ausência da concentração da glicose no sangue que acontece frequentemente por falta de regularização da ingestão dos alimentos, mesmo ao chegando sangue nas células, porém, pobre em glicose, acaba por não contemplar suficientemente a energia requerida pelas células, as mesmas entram em colapso e o cérebro acusa da mesma maneira e acaba por levar a uma síncope.

Os choques elétricos que despolarizam o coração, o qual deixa de mandar sangue em quantidade suficiente ao cérebro também podem promover desmaios. Assim, a anoxia dos músculos do coração por infarto do miocárdio também levam à sincope por baixo débito sanguíneo saindo do coração.

Portanto alerto para que as pessoas dentro de casa ou na rua, ao socorrerem quem desmaiou, lembrem destes mecanismos e que ofereçam alimentos no caso em que os pacientes ficaram muita horas sem se alimentar, principalmente se forem diabéticos tomando regularmente suas medicações de controle. Nos outros casos levem imediatamente para uma emergência médica mais próxima.

Compartilhar
Euler Ribeiro
Amazonense, de Itacoatiara. Formado em Medicina em Belém (PA), o médico geriatra completou os estudos em SP e nos EUA. Foi secretário de Saúde do Estado e deputado federal. Fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), ligada à Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Membro das academias amazonenses de Letras e de Medicina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Por favor informe seu nome aqui